Sobe para sete o número de mortes por febre amarela no estado do Rio

Ao todo já foram contabilizados 15 casos da doença em cinco municípios.

Subiu para sete o número de mortes por febre amarela no Estado do Rio. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira pela subsecretaria de Vigilância em Saúde da secretaria estadual, ao todo já foram contabilizados 15 casos da doença em cinco municípios. Entre os novos registros, está um em Teresópolis, na Região Serrana, que já havia sido confirmado pela prefeitura. No entanto, o número pode ser ainda maior. A secretaria municipal de Saúde de Valença, no interior do estado, confirma outra morte, ainda não contabilizada pela secretaria estadual, que seria a quarta da cidade.

A morte de um homem de 44 anos, morador da área rural, foi contabilizada pela secretária municipal de Saúde, Soraia Furtado da Graça, como sendo a quarta vítima fatal da doença. No entanto, a secretaria estadual ainda não confirma o caso. Segundo Soraia, até agora, foram notificados 117 casos suspeitos, 13 deles confirmados e 21 com resultado negativos. Os demais ainda estão sendo investigados. Segundo o boletim oficial da secretaria do estado, Valença continua sendo a cidade com mais casos confirmados: são nove, com três mortes.

— Fizemos um mutirão de vacinação, que começou dia 13 e se estendeu até o último domingo. Vacinamos cerca de 34 mil pessoas nesses nove dias. Estamos com quase 100% da população vacinada. Mas continuamos a busca ativa afirmou a secretária. Todos os quatro mortos por febre amarela em Valença eram homens e moradores da área rural. Tinha 44, 65, 57 e 55 anos

De acordo com as informações do boletim oficial, a cidade de Teresópolis, na Região Serrana, que contava com três casos e uma morte até a última sexta-feira, tem agora duas mortes por febre amarela. Além desses municípios, Nova Friburgo apresenta um caso e uma morte, e Petrópolis, um caso. Miguel Pereira também tem um caso e uma morte confirmada.

VACINAÇÃO EM TERESÓPOLIS

O caso mais recente de morte em Teresópolis, na Região Serrana, foi confirmado nesta segunda-feira. Trata-se de Darci Oliveira, de 64 anos, morador do bairro Água Quente, que estava internado desde o último dia 5 no Instituto Nacional de Infectologia (INI) Evandro Chagas, da Fiocruz, no Rio.

A Secretaria de Saúde de Teresópolis informa que durante esta semana vai mobilizar os profissionais do setor e também da Defesa Civil e do 16º Grupamento de Bombeiro Militar para atuação conjunta para o Dia D de vacinação contra a febre amarela, no próximo sábado. Além do atendimento à população em 16 postos de Saúde da Família e em cinco Unidades Básicas de Saúde, na cidade e no interior, será intensificada a circulação de unidades volantes para atender os moradores das áreas mais distantes.

Desta segunda até sexta-feira, dia 26, a vacinação contra a febre amarela continua sendo feita nos postos de saúde e unidades básicas de saúde, das 8h às 17h. O tempo de espera varia de acordo com a unidade, de 5 minutos até 30 minutos, em média, de acordo com a secretaria municipal.

Segundo o balanço parcial da Secretaria de Saúde de Teresópolis, de abril de 2017 até 18 de janeiro de 2018, o município da Região Serrana registra 160.100 pessoas imunizadas, sendo 144.090 na área urbana e 16.010 na zona rural. Este número corresponde a 91% do público-alvo, entre moradores da cidade e turistas. A meta é imunizar 100% de toda a população que não possua contraindicação para a vacina.

Fonte: Jornal Extra

Além disso, verifique

MEDICAMENTO QUE PODE RETARDAR O AVANÇO DO ALZHEIMER CHEGA AO BRASIL

Especialista explica sobre novo medicamento, autorizado pela Anvisa, que busca frear o avanço da doença …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *