Ínicio / Saúde / Saiba como cuidar de sua saúde mental durante o período de confinamento

Saiba como cuidar de sua saúde mental durante o período de confinamento

Dicas práticas para te auxiliar no controle de estresse e ansiedade causado pela Pandemia.

A psicóloga Juliene Cordeiro, 5 anos de atuação em Hospital de Grande Porte e há 7 anos com atuação clínica com foco em transtorno de ansiedade, utiliza de técnicas de relaxamento que auxiliam no tratamento para ansiedade.

O isolamento social tem sido uma das principais formas de combater a proliferação da Covid-19. Apesar de ser uma medida segura para evitar o alastramento da pandemia, o período de quarentena não é nada confortável. As pessoas precisam lidar com questões como o afastamento de entes queridos, a restrição do direito de ir e vir e as incertezas acerca do novo coronavírus.

Cuidar da saúde mental durante do período de isolamento social é fundamental. Segundo a OMS, Brasil apresenta alto índice de pessoas que sofrem com ansiedade.

Como lidar com o “vírus” da ansiedade e manter o equilíbrio mental na quarentena

Reconhecendo pensamento ansiosos:

Sabemos que o momento é de grande incerteza e medos a cerca das situações ruins que envolve esse vírus, tais como medo de ficar doente, medo de morrer de ser contaminado, medo de perder um familiar ou pessoas próximas por quem se tem muito carinho, medo de ficar sem emprego e não ter o que comer ou não ter condições de sustentar família e filhos…

Diante dessas diversas possibilidades de acontecimentos ruins, se torna praticamente impossível pensar só coisas boas, porém o que você pode fazer é reconhecer que: Sim estou me sentindo mais ansiosa e mais estressada e não tem como que em um passe de mágica os pensamentos mudarem tão rápido.

O que posso fazer diante dessa situação, o que depende de mim? O que está ao meu alcance?

Esse exercício vai te ajudar a vê as suas responsabilidades diante do problema e se afastar do que não é sua responsabilidade e do que não pode controlar. Ex: Não posso controlar o que tá acontecendo no mundo, mas posso controlar a minha atitude de me prevenir e prevenir quem está do meu lado.

Não acredite em tudo que você vê:

Duvide de matérias que recebe sem fundamentos, investigue se trata se de uma verdade ou mais um fake News, e não siga as orientações que mandam fazer para se evitar a transmissão, pois já ouvi coisas do tipo “beber água quente que o vírus não Sobrevive” imagina se você tem essas atitudes, aí além do risco de ser contaminado pelo COVID19, você gera um outro problema a sua saúde.


Difícil convivência em casa com o cônjuge e filhos:

As pessoas com que você convive, geralmente são as pessoas que você escolheu para viver, e a mudança de rotina causou impacto em todos da família, não só em você, então é importante enxergar não só a si mesmo e sim outros também, tentar separar um momento para reunir a família e fazer algo que seja legal para todos, aceitar sugestões de filhos de algo para incluir na rotina, e se o problema for no relacionamento conjugal, pode ser um problema que já existia antes, porém durante esse tempo você está tendo a chance de encarar ele de frente ao invés de fugir colocando a culpa no trabalho, uma boa estratégia é tentar resolver junto com o parceiro(a).

Sobrecarga com Home Office

Estar se sentindo sobrecarregada com o trabalho que está sendo feito em casa pois tem que dividir o tempo com prazos de entrega e convivência com família e tarefas de casa pois nesse momento não da para contar com alguém de fora para ajudar.

Comece criando um bloco de anotações diárias de acordo com as prioridades das tarefas, pois quando você cria o hábito de passar para o papel as coisas que estão tumultuando seus pensamentos você automaticamente esvazia a mente e a tendência é desacelerar.

Dificuldades Financeiras

Talvez esse seja seu pior momento vivenciado, com as contas chegando e a diminuição do trabalho, ou desemprego, e para muitas pessoas podem ser uma situação que causa muito constrangimento, pois muita das vezes a pessoa estava ali com seu trabalho dando conta de tudo financeiramente e do nada tudo isso se perde.

Juliene Cordeiro, psicóloga com foco de atuação em controle de ansiedade

A melhor estratégia para lidar com esse momento é recorrer à ajuda, sim tem que pedir ajuda, pois você não pode ficar enfrentando isso sozinho, comece pelos familiares e pessoas mais próximas, porém se essas pessoas não puderem ajudar, recorra a essas campanhas sociais que distribui cestas básicas, isso não é vergonhoso e nem sinal de fraqueza, pelo contrário, isso é um sinal que você teve muita determinação para correr atrás de não faltar o alimento para você e sua família, pois a fome não pode esperar, as contas você pode esperar para paga depois.


Por: Juliene Cordeiro, psicóloga com foco de atuação em controle de ansiedade. CRP 05/45137

Além disso, verifique

NOVA VARIANTE DO HIV É DETECTADA NA BAHIA, NO RIO DE JANEIRO E NO RIO GRANDE DO SUL

Até o momento, não foram registradas infecções por essa variante em outros países. Uma nova ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *