Qualquer pessoa a partir de 1 ano de idade pode ser vacinada.

A vacinação contra a gripe está sendo disponibilizada para toda a população e não apenas aos idosos. São 1200 doses que foram doadas por um laboratório parceiro. A campanha é realizada pela Escola Técnica de Enfermagem da Cruz Vermelha Brasileira, na Praça da Cruz Vermelha, número 10, no Centro do Rio, de 9h às 17h e, dessa vez, qualquer pessoa a partir de 1 ano de idade pode ser vacinada. A única restrição é para os alérgicos a ovo e pessoas que estejam naquele momento portadoras do vírus da gripe.
Os interessados devem se dirigir ao portão central da instituição que fica na praça Cruz Vermelha, número 10. A vacinação contra a gripe tem como meta reduzir o número de internações, complicações e mortes decorrentes das infecções pelo vírus da gripe.
No município do Rio, até início de junho, pouco mais de 1 milhão de pessoas haviam sido vacinados, uma estimativa baixa para as expectativas do Ministério da Saúde. Em todo o estado, apenas 2 dos 92 municípios conseguiram atingir a meta de vacinar 90% do público-alvo.
Prevenção
A transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como formas de prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outros.
Em caso de síndrome gripal, a recomendação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso, as medidas de prevenção são tão importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, que é entre os meses de junho e agosto.
Fonte: G1
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
