RIO ENTRA EM ESTÁGIO 2 DE ATENÇÃO COM CHUVA, VENTOS E RESSACA

O prefeito Eduardo Paes pede que população evite deslocamentos desnecessários.

A cidade do Rio de Janeiro foi colocada em Estágio 2 de Atenção às 6h55 deste sábado (8) pelo Centro de Operações e Resiliência do Rio de Janeiro (COR), em decorrência da atuação de um sistema de baixa pressão associado à passagem de um ciclone extratropical. 

Segundo o boletim meteorológico, o fim de semana será de tempo instável: no sábado, previsão de chuva em pancadas desde o fim da manhã, ventos fortes com rajadas que podem alcançar até 100 km/h e mar com ressaca na orla da cidade.  No domingo, mesmo com a temperatura em queda, persiste o risco de chuviscos e nebulosidade extensa. 

O prefeito Eduardo Paes gravou mensagem em suas redes sociais orientando a população: “evitar deslocamentos desnecessários”, pois as equipes da prefeitura  Defesa Civil, bombeiros, transporte público — já estão em prontidão para atender possíveis ocorrências. 

Principais alertas e recomendações

  • Ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de árvores, placas, muros ou andrajos de construção — especialmente em áreas de encosta ou de vegetação alta.

  • Mar agitado com ressaca prevista para a orla da cidade, com ondas que podem ultrapassar 3 metros em pontos expostos — cuidados redobrados para banhistas, pescadores e mirantes costeiros. 

  • Chuva intensa em intervalos curtos, com risco de alagamentos rápidos, deslizamentos em encostas e até interrupções no transporte.

  • Interrupções eventuais no sistema de metrô ou em vias da cidade: por exemplo, queda de muro já afetou a operação da Linha 2 do metrô entre Irajá e Botafogo. 

O que a população deve fazer agora

  • Evite sair de casa se não for absolutamente necessário — o momento é de máxima atenção.

  • Não estacione veículos próximos a árvores altas, torres de transmissão ou placas de propaganda.

  • Não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas durante rajadas de vento.

  • Proteja portas e janelas, retire do exterior objetos soltos (cadeiras, vasos, equipamentos) e desabilite aparelhos elétricos temporariamente se houver aviso de queda de energia.

  • Evite atividades na orla ou próximas ao mar: praias, mirantes e esportes aquáticos estão expressamente desaconselhados até nova avaliação dos órgãos competentes.

  • Em casos de emergência, ligue para: Defesa Civil 199 / Corpo de Bombeiros 193.

O fenômeno identificado como um ciclone extratropical — ou seja, um sistema de baixa pressão que se forma em latitudes médias e que alimenta-se da diferença de temperatura entre frentes frias e quentes  avança pela região sudeste e vem influenciando o clima do estado. A atuação deste ciclone sobre o litoral fluminense provoca uma combinação de fatores: umidade intensa, ventos fortes e mar elevado.

Olhando à frente

O alerta permanece válido por todo o fim de semana, com possibilidade de permanecer em vigência até domingo à noite. Para segunda-feira, a previsão já indica uma melhora gradual, com o afluxo de um sistema de alta pressão e redução da nebulosidade porém, a recomendação é aguardar confirmação oficial antes de retomar atividades em áreas de risco.

Além disso, verifique

MAUÁ E PIABETÁ ENCURTAM CAMINHOS COM NOVA INICIATIVA DA PREFEITURA MUNICIPAL

Parceria com o Governo Federal e investimento municipal garantem retorno viário aguardado há anos, reduzindo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *