Disputa pelo poder em Magé e uma breve reflexão sobre quem e quantos são os candidatos.
A cidade inicia os preparativos pela corrida do Poder e começa quente à disputa por cargos no legislativo e executivo. Os concorrentes aos cargos majoritários, ainda com status “Aguardando Julgamento,” já estão nas ruas pedindo votos. Cinco estão nas listas de pedidos. Acompanhem:
Do Povo para o Povo: Prefeito: Rafael Tubarão – Vice: Vandro Família
PPL
Prefeito: Paulo Afonso – Vive: Alberto Domingues
Magé com Determinação e Coragem- Prefeito: Sonia Sthoffel – Vice: Willian Campos
PSol
Prefeito: Dr. Daniel Klein – Vice: Daniela Abreu
O trabalho vai Voltar- Prefeito: Renato Cozzolino – Vice: Ricardo da Karol
O Brasil atingiu no mês passado a maior taxa dos últimos 14 anos de eleitores filiados a partidos políticos (11,3%). Parece surpreendente num momento de crise e forte rejeição das legendas. Mas há uma explicação para isso. As disputas municipais tendem a ser um excelente momento para ampliar o número de filiados. Com exceção de 2010, todos os anos de disputas municipais registraram crescimento acima da média no total de filiados.
No Brasil, a legislação obriga candidatos a serem vinculados às legendas se quiserem concorrer nas disputas. No caso das eleições municipais, os partidos atuam para ampliar sua base de filiados, já que existe também um maior volume de cargos em disputa, principalmente para as Câmaras de Vereadores. Os candidatos, por sua vez, mobilizam novos filiados até a convenção partidária como forma de ampliar a sua força política dentro das legendas. Nesse cenário, em julho, o total de filiados chegou a 16,5 milhões de eleitores.
Magé nas eleições 2016
Em Magé, 372 nomes inscritos nos 26 partidos para disputar 17 cadeiras da Câmara Municipal de Magé, seis já exerceram mandatos, entre eles Amsterdam Santos Viana (PMDB), Sergio Renato Pereira, Serginho da Auto-escola (PTB), Álvaro Alencar e Ciro Borba (PT), Zezinho Pereira (PR) e Eliane Franco (PSC).
Vereadores que não disputarão as eleições:
Vandro é candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo atual prefeito, Rafael Santos de Souza, Rafael Tubarão e Miguel não optou por renovar seu mandato.
Vereadores de mandatos inscritos para o pleito 2016:
Dos atuais vereadores, 15 tentarão permanecer na Câmara:
As legendas com maior número de candidatos são PMDB, PTB, PSC, PSDB e PR, com 26 inscritos cada, seguidas do PSOL 22, PRB 20, PSB e Solidariedade 19, PMB 18, PHS 16, PPS 15, PTN, PPL e PSDC 14 cada um, PROS 12, PT 11, PRP 10, PMN 8, DEM, PDT e PSL, 6, PP 5, PSD 4, PV 2 e PEN 1. A maior bancada atualmente é a do PMDB, que tem cinco vereadores e a segunda é do PSB, 3. PPS e PSDB tem dois vereadores, enquanto PMB, PHS e PSD tem um parlamentar cada um.
Tentarão retornar à Câmara os ex-vereadores:
Como ainda nenhum registro de candidatura foi deferido ainda pela Justiça Eleitoral, não se pode afirmar o número exato de postulantes a uma vaga no Poder Legislativo. Poderá haver impugnações e negativa de registro por falta de documentos e certidões, papelada exigida para o registro dos candidatos.
Para eleger um representante cada partido terá de somar, no mínimo, 10.471 votos. percentual de falta, votos nulos e em branco costuma ficar em torno de 30% no município, o quociente eleitoral poderá cair para 7,2 votos.
A atual população da cidade, segundo censo do IBGE de 2014 era de 233.634, com projeção de 235.984 para 2016. O número de eleitores inscritos é de 178 mil votantes, representando 76% da população. Para eleger um representante, cada partido terá de somar no mínimo, 10.471 votos.
O percentual de falta, votos nulos e em branco costuma ficar em torno de 30% no município, o quociente eleitoral poderá cair para 7,2 votos.
Abaixo, a apresentação de números estatísticos da cidade de Magé, em grau de instrução, sexo, faixa etária e renda.
A renda familiar per capta é de R$ 547,50 reais.
Em 2012 Magé tinha 168.573 eleitores inscritos e 139.808 compareceram às urnas. O total de votos válidos foi de 121.533, os votos em branco somaram 6.449 e os nulos 11.826.}