Tricano desistiu de liminar que o mantinha no poder.
Pedro Gil do (PP), presidente da Câmara de Vereadores de Teresópolis, foi empossado prefeito na noite desta quarta-feira (4), durante uma sessão extraordinária no legislativo. Ele assumiu o cargo depois que Mário Tricano desistiu de uma liminar que o mantinha no poder desde 2016.

Tricano havia sido condenado em 2008 por abuso de poder e, considerando a Lei da Ficha Limpa de 2010, ele estava inelegível em 2012, quando venceu as eleições. Porém, em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que a Lei da Ficha Limpa (2010) era posterior a condenação de Tricano (2008) e concedeu uma liminar para que ele pudesse assumir o cargo.
O ex-prefeito tomou a iniciativa depois que o STF manteve, em 1º de março, a aplicação da Lei da Ficha Limpa, que ampliou a condenação de três para oito anos de inelegibilidade a políticos condenados eleitos antes de 2010, quando a lei entrou em vigor.
No pedido de desistência, Tricano afirmou que respeitou a decisão do STF e disse que estava se sentindo perseguido pelos vereadores da cidade e, por isso, decidiu abrir mão do recurso, que seria julgado nos próximos dias, para evitar instabilidade política.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o pedido de desistência foi protocolado na Justiça no dia 23 de março e encaminhado para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O TRE deverá marcar novas eleições no prazo máximo de 90 dias.
vereador Leonardo Vasconcelos quarto homem da esquerda para direita
Com a saída de Pedro Gil, o vereador Leonardo Vasconcelos (PMDB), vai assumir a presidência da Câmara.
Pedro Gil começa a despachar nesta quinta-feira (5) na Prefeitura e já divulgou a prévia sobre a redução de secretarias na Prefeitura de Teresópolis e os novos nomes da administração, que será colocada em prática após a sua posse.
Veja como devem ficar as secretarias municipais
- Gabinete: Itamar Cabral Rodrigues
- Governo, Turismo e Comunicação: Marco Aurélio Santos
- Segurança Pública: Marcos Antônio Da Luz
- Educação, Cultura e Esportes: Marilene Carvalho Ricciardi
- Saúde: Lisle Rachel de Monroe Carvalho
- Procuradoria Geral: Dra Patricia Cavalcanti de Albuquerque Lemos
- Fazenda e Planejamento: André Luiz de Oliveira Soares
- Meio Ambiente e Defesa Civil: Levi Ferreira Ribeiro
- Serviços Públicos e Obras: Carlos Roberto da Rosa (Beto Rosa)
- Administração: Luiz Fabiano Freira de Oliveira
- Agricultura: José Mariano da Cunha Ferreira (Zezinho)
- Desenvolvimento Social, Trabalho e Direitos da Mulher: Margareth Rosi

Antonio Alexandre, Magé|Online.com
Imagens: Dilma Beck
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
