Desde 2011, na fundação das UPPs, questiono a migração de bandidos para cá.
Após uma noite de intenso tiroteio, com a invasão de cinco favelas no Parque Araruama, em São João de Meriti, por traficantes rivais, o prefeito Sandro Matos (PHS) decretou, nesta quarta-feira, estado de emergência na Segurança Pública municipal. O decreto 5.852 diz que a prefeitura poderá adotar medidas urgentes para restabelecer a ordem pública e a paz social. O prefeito informou ainda que vai buscar junto ao governo do estado reforço no efetivo do 21º BPM e pedirá à Presidência da República o envio à cidade de homens da Força Nacional de Segurança.
— Desde 2011, na fundação das UPPs, questiono a migração de bandidos para cá. O problema é que isso vem se agravando ao longo do tempo. Nunca fui contra o programa, mas entendo que hoje ele é falido. Ontem (na madrugada desta quarta, dia 1º) vivemos um dia de inferno aqui — ressaltou Sandro Matos.
Um relatório apresentado pelo governo municipal, com base em dados das UPPs, mostra que há 9.702 policiais para os 609.306 habitantes que residem em áreas de UPP, enquanto há 230 policiais para os 469.312 moradores de São João de Meriti:
— No Leblon, é 1 policial para 197 habitantes. Por que isso? Lá a vida vale mais? Hoje temos em média 35 policiais por dia. Antes, eram 45.
No próximo dia 13, às 8h, o Movimento Meriti Pela Paz vai fazer uma manifestação pacífica na Praça dos Três
Poderes, em frente à prefeitura. Os manifestantes darão um abraço simbólico na praça e depois vão em passeata até a Via Dutra, que deverá ser parcialmente fechada.
Cinco favelas invadidas
A noite desta terça-feira, dia 31 de maio, foi de violência na região do Complexo do Parque Araruama. De acordo com a Polícia Militar e com o relato de moradores, pelo menos cinco favelas foram invadidas por traficantes de facções rivais. Houve intenso tiroteio. Apesar das notícias de mortes que circularam nas redes sociais, não foram encontrados corpos. Cinco suspeitos foram presos.
Uma mulher chegou a ser atingida por estilhaços na cabeça no portão de casa no Parque Juriti. Ela foi encaminhada ao Posto de Atendimento Médico (PAM) de Meriti, medicada e liberada em seguida.
Na manhã desta quarta-feira, o clima era de medo na região do Morro do Amor. O comércio funcionava normalmente, mas moradores não falavam. A Polícia Militar informou que reforçou o policiamento na região, mas o ‘‘Mais Baixada’’ não encontrou viaturas circulando no local.
Além dos presos, a PM apreendeu uma pistola, munição, três carregadores, cinco radiotransmissores, 1.382 pinos de cocaína, 257 sacolés de maconha, 50 pedras de crack e R$ 20. O caso foi encaminhado para a 64ª DP (Meriti).
Fonte: Extra