O deputado federal Gutemberg Reis (MDB), seu irmão, conseguiu uma doação de 400 pistolas por parte da Polícia Rodoviária Federal.
O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), quer armar a Guarda Municipal já em agosto deste ano. Em mensagem remetida à Câmara Municipal, Reis solicita que o projeto de lei enviado por ele seja apreciado pelos vereadores. O prefeito afirmou que há um acordo com o parlamento para que o texto seja votado após o fim do recesso.
Assim que a Câmara aprovar o texto, a implementação pela prefeitura será imediata. Com os agentes da Guarda Municipal utilizando armas de fogo, poderemos combater e inibir assaltos e furtos afirma.
Segundo Reis, o deputado federal Gutemberg Reis (MDB), seu irmão, conseguiu uma doação de 400 pistolas por parte da Polícia Rodoviária Federal.
Indagado sobre a experiência do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), que, ao tentar implementar a medida por plebiscito (voto popular), foi derrotado nas urnas, Reis rebateu.
Acho que ele errou ao convocar plebiscito para tratar do armamento da guarda. O maior plebiscito de um prefeito é a eleição. A partir do momento que ele passa pelo crivo das urnas, tem que implementar políticas públicas avalia Washington Reis.
Na mensagem enviada à Câmara, Reis cita a lei federal nº 13.022, de 2014, que autoriza o uso de armas de fogo por guardas municipais.
O prefeito citou ainda o Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense (Cispbaf), que vai integrar serviços de inteligência para combater a violência em todos os municípios da Baixada:
Vamos colocar câmeras e trabalhar também com drones e scanners.
Fonte: Jornal Extra
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
