Operação ocorreu nas cidades de Magé, Guapimirim, Piabetá, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, Serópedica, Itaguaí, Paracambi, Queimados, e Japeri.
Quarenta e seis pessoas foram capturadas quatro delas em flagrante, durante megaoperação da Polícia Civil realizada em diversas cidades da Baixada Fluminense. Entre os presos, há acusados de homicídio, estupro, roubo, latrocínio (roubo seguido de morte), tráfico de drogas, porte de arma de fogo e receptação de produto roubado. Os agentes ainda recuperaram três veículos e apreenderam drogas.
A operação, batizada de ‘Baixada Segura’, reuniu 76 agentes das 19 delegacias da região. O objetivo era cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão de menor. Segundo o delegado Paulo Cesar da Silva Guimarães, diretor do 3º Departamento de Polícia de Área (DPA) e responsável por planejar operações na Baixada, as ordens de prisão são resultado das investigações das distritais. Um dos capturados em flagrante por tráfico é menor de idade.
“Tivemos como objetivo deixar a Baixada mais segura para a população”, afirmou o diretor do Departamento Geral de Polícia da Baixada (DGPB), delegado Antonio Carlos de Carvalho, acrescentando que a megaoperação vai se repetir mensalmente. “Esse tipo de operação vai continuar sendo realizado. O departamento vai escolher um dia em cada mês para que esse tipo de ação em conjunto ocorra. Isso, claro, não vai impedir o trabalho diário das delegacias, que podem continuar realizando as próprias ações.”