Informação foi divulgada pela Rio Ônibus e confirmada pela Prefeitura.
O Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Ônibus) afirmou em comunicado que a nova tarifa para o serviço de transporte por ônibus no município, no valor de R$ 3,95, passa a valer a partir da 0h desta quinta-feira (21). A Prefeitura confirmou que a Rio Ônibus já está liberada para executar o reajuste.
O reajuste aplicado pela prefeitura, por meio do Decreto nº 44.600 de 1º de junho de 2018, foi liberado pela justiça na tarde de terça-feira (19). A decisão da 20ª Câmara Cível derrubou uma liminar obtida pela força-tarefa do Ministério Público que anulou o acordo entre a Prefeitura e as empresas de ônibus, prevendo o aumento.
“O novo valor adapta a tarifa após dois anos de congelamento, seguindo os critérios técnicos adotados no contrato de concessão – a fórmula paramétrica. Os cálculos preveem apenas a reposição dos investimentos feitos pelas empresas em itens básicos como mão de obra, óleo diesel e pneus, por exemplo”, disse a Rio Ônibus.
O acordo que possibilitou o aumento, anunciado pelo prefeito Marcelo Crivella, também prevê um cronograma para que os 7,2 mil ônibus que circulam no Rio tenham ar condicionado. Confira, abaixo, o cronograma.
. Até 90 dias após a entrada em vigor da nova tarifa, 150 ônibus com ar condicionado.
. Até 31 de dezembro deste ano, 60% da frota com ar condicionado.
. Até 30 de junho de 2019, 70% da frota com ar condicionado.
. Até 31 de dezembro de 2019, 80% da frota com ar condicionado.
. 100% da frota com ar condicionado em setembro de 2020.
A nova tarifa também foi lembrada durante a paralisação dos rodoviários, no último dia 11. A paralisação foi encerrada após acordo entre o sindicato, prefeitura e os grevistas.
Fonte: G1
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
