Servidores ilegais de streaming estavam hospedados no país vizinho e forneciam acesso pirata a filmes, séries e eventos esportivos no Brasil.

Uma operação internacional realizada neste sábado (1º) desativou uma série de plataformas ilegais de streaming conhecidas popularmente como “gatonet”, utilizadas por milhares de brasileiros. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os serviços estavam hospedados em servidores localizados na Argentina e foram derrubados após ação conjunta com autoridades locais e operadoras de internet.
De acordo com a Anatel, as plataformas ofereciam pacotes completos de canais pagos, filmes e transmissões esportivas, tudo de forma clandestina, sem licenças e sem o devido pagamento de direitos autorais. Estima-se que mais de 1 milhão de acessos tenham sido afetados em todo o país.
A ação faz parte da Operação 404, iniciativa que combate crimes digitais relacionados à pirataria audiovisual. Desde 2019, a operação já bloqueou mais de 2 mil sites e aplicativos irregulares.
A agência reforçou que o uso desses serviços é considerado crime, podendo gerar pena de até quatro anos de prisão e multa aos responsáveis pela distribuição, além de sanções a quem comercializa ou utiliza os sistemas de forma deliberada.
O setor audiovisual e de telecomunicações celebra o resultado da ofensiva, que visa proteger empregos e investimentos na cadeia legal de produção de conteúdo no Brasil.

Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
