A onça ‘Vida’ mora em um zoológico do Texas, que enfrentou temperaturas acima dos 35ºC nos últimos dias.

Com as temperaturas ultrapassando a casa dos 35ºC, um zoológico de Houston, nos Estados Unidos, resolveu oferecer um “picolé de sangue” para uma onça-pintada que vive na instituição. O refresco é feito principalmente com sangue de cavalo.
Atualmente, a região enfrenta um alerta de calor excessivo, com temperaturas podendo ultrapassar os 40ºC nos próximos dias.
A onça-pintada chamada “Viva” faz parte da ala do Pantanal do zoológico de Houston. Segundo o tratador Paul Reed, o picolé de sangue costuma ser servido no verão para refrescar animais carnívoros que vivem na instituição.
“Não faz parte da dieta básica deles. Então, não tem o básico nutricional que estamos tentando oferecer ao nosso animal, mas é algo extra que é como uma guloseima – como sorvete para nós”, disse Reed.
Para preparar o picolé, os funcionários drenam o sangue da carne que é servida aos grandes felinos do zoológico. O sangue é misturado com água, sendo congelado depois.
Além de ganharem a “guloseima”, os animais passam por constantes verificações de saúde durante o calor.
No caso da onça-pintada, mesmo acostumada com o calor da América do Sul, os cuidados precisam ser mantidos. Reed explica que a espécie evita o Sol em dias de muito calor para economizar energia.
Onda de calor
Os Estados Unidos enfrentam uma onda de calor nos últimos dias, com os termômetros passando facilmente a casa dos 40ºC.
A cidade de Phoenix, no Arizona, por exemplo, enfrenta o calor extremo mais longo desde 1974, com máximas acima de 40ºC há um mês.
Em Nova York, a temperatura chegou a ficar 8ºC acima da média para esta época do ano, com sensação térmica próxima dos 40ºC.
O calor excessivo fez com que vários norte-americanos buscassem por aparelhos de ar-condicionado, sobrecarregando a distribuição de energia elétrica.

Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
