O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios.
A Prefeitura de Magé fez a adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização (PNAIC) de 2016, com uma aula inaugural, realizada na sede da Secretaria de Educação nesta terça-feira (3). O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Com a ação, Magé assumiu a responsabilidade de alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática e de realizar avaliações anuais universais aplicadas pelo INEP junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental.
“Esse Pacto representa o reconhecimento do potencial da nossa cidade na formação continuada de professores. O PNAIC envolve diretores, orientadores, professores e toda a comunidade escolar e estão previstas etapas como formação continuada e abordagem qualitativa dos resultados da avaliação. Espero contar com a ajuda de todos os profissionais envolvidos, para podermos elevar ainda mais a qualidade do ensino em Magé”, disse a secretária de Educação, Alison Brandão Santos Alves.
As ações do PNAIC formam um conjunto integrado de planos, materiais, referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizadas pelo MEC com o objetivo de contribuir para a alfabetização e o letramento, tendo como foco principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.
As ações serão apoiadas em quatro eixos de atuação: Formação Continuada, com curso presencial de dois anos para os professores alfabetizadores, baseado no programa Pró-letramento, Materiais Didáticos e Pedagógicos e Avaliações e Gestão, Controle Social e Mobilização.
Participaram do evento a diretora do departamento pedagógico, Vânia Gomes, a diretora do departamento administrativo, Mônica Guimarães, a diretora do departamento de nutrição, Roberta Simões, a diretora e coordenadora do PNAIC, Rita de Cássia Santiago e a palestrante da UFRJ, professora Elaine Constant Pereira de Souza.
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!




