Município do Rio entra em estágio de atenção por causa da chuva

Previsão é de mais chuva forte ao longo da segunda-feira.

A chuva que atingiu a cidade e a região metropolitana do Rio nesta segunda-feira (13) deu uma trégua, mas o município segue em estágio de atenção desde as 5h50. Vários pontos de alagamento foram registrados no Rio e em Niterói.

Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, houve registro de 10 mm em 15 minutos em pelo menos duas estações pluviométricas do Sistema Alerta Rio.

Alguns bairros da Zona Sul, como o Jardim Botânico, já registravam bolsões d´água no começo da manhã. A Avenida Brasil sofreu interdições em trechos do Caju, Manguinhos, Parada de Lucas e Bonsucesso em função da formação de bolsões d’água.

Na saída do Túnel Rebouças, os acessos para o Humaitá e para a Avenida Borges de Medeiros foram fechados, devido a acúmulo de água. Às 6h45, seguiam abertas as saídas para Rua Jardim Botânico e para a Avenida Epitácio Pessoa.

A Avenida Epitácio Pessoa, no entanto, estava bastante alagada no sentido Leblon-Corte do Cantagalo por volta das 7h55. Equipes da Comlurb foram acionadas para tentar facilitar o escoamento da água dos bueiros. A recomendação para motoristas era seguir pela orla, que tinha trânsito livre nesta manhã.

De acordo com o Alerta Rio, nas últimas 24 horas choveu 75,6 milímetros na região da Rocinha, o que representa 43% do esperado para todo o mês de janeiro, que é de 174,3 milímetros.

Em alguns pontos as sirenes de alerta foram acionadas, como nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo.

Para as próximas horas, continua a previsão de pancadas de chuva forte na cidade, principalmente na orla do município.


Niterói

Houve alagamento também em Niterói. Choveu forte na Avenida Sílvio Picanço, que fica na orla da Praia de Charitas. Um carro chegou a ficar enguiçado e precisou ligar o pisca alerta.

Panorama semelhante também foi registrado na Avenida Roberto Silveira, uma das principais vias da cidade. Com a chuva, o trânsito ficou totalmente parado.

O estágio de atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população.

Recomendações

Por conta da chuva, a prefeitura faz as seguintes recomendações:

Não se desloque pelas regiões mais afetadas pela chuva;

Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;

Não force a passagem de veículos em áreas aparentemente alagadas;

Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;

Em pontos de alagamento, evite contato direto com postes ou equipamentos que possam estar energizados;

Evite o contato com a água de alagamentos. A água pode estar contaminada e oferecer riscos à saúde;

Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;

Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199;

Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação e nas redes sociais do Centro de Operações Rio;

Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Como é a escala

Normalidade: sem chuva e ventos abaixo de 20 km/h;

Mobilização: sem chuva, mas com imagens de radar indicando a possibilidade de pancadas dali a três horas, além de ventos entre 40 km/h e 49,9 km/h em duas estações climáticas do Alerta Rio ou em leituras seguidas em um mesmo ponto;

Atenção: registros de chuva entre 10,1 mm e 24,9 mm em 15 minutos, além de ventos entre 60 km/h e 89,9 km/h em duas estações ou leituras seguidas;

Alerta: chuva acumulada acima de 25 mm em 15 minutos e 60 mm em uma hora. E também por ventos acima de 90 km/h em duas estações ou em leituras seguidas;

Crise: agravamento ou prolongamento do estágio de alerta e deve contar com a determinação do prefeito.

Fonte: Portal G1
 

Além disso, verifique

TRANSPÂRENCIA EM XEQUE: LEVANTAMENTO REVELA OS CAMPEÕES E VILÕES DA CORRUPÇÃO NO BRASIL

Brasil ocupa a 107ª posição no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2024, divulgado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *