MPRJ RECOMENDA QUE O MUNICÍPIO DE MAGÉ SUSPENDA EDITAL DE CONCURSO

O MPRJ pede que o edital seja revisado e adequado para que as vagas sejam oferecidas de acordo com o que determinam a Lei Federal nº 12.990/2014 e a Lei Estadual nº 9935/2022. 

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Magé, encaminhou, na sexta-feira (17/01), uma Recomendação à Prefeitura de Magé e à Secretaria Municipal de Educação para que adotem as providências necessárias à suspensão do edital de concurso público para o preenchimento de 1.500 vagas imediatas e cadastro de reserva para a secretaria. Publicado no dia 20/12/2024, o edital não tinha previsão de cotas raciais, com destinação de 20% das vagas a pessoas autodeclaradas negras, pardas ou indígenas.

O MPRJ pede que o edital seja revisado e adequado para que as vagas sejam oferecidas de acordo com o que determinam a Lei Federal nº 12.990/2014 e a Lei Estadual nº 9935/2022. Segundo a Recomendação, a ausência de lei municipal própria não exclui a necessidade de adoção de ações que encontram fundamento na Constituição Federal, considerando que o art. 3º estabelece a construção de uma sociedade livre, justa e solidária; com a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Por MPRJ

Além disso, verifique

GUAPIMIRIM REFORÇA LIDERANÇA COMO CIDADE MAIS SEGURA DA BAIXADA COM NOVA “PATRULHA DA MADRUGADA”

Gestão Marina Rocha amplia investimentos em ordem pública, proteção social e preservação ambiental, consolidando índices …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *