MP ELEITORAL PEDE INELEGIBILIDADE DE WAGUINHO POR OITO ANOS

Prefeito de Belford Roxo teria utilizado máquina pública para favorecer campanha do sobrinho.

O Ministério Público Eleitoral do Rio de Janeiro pediu nesta terça-feira (10) para tornar o atual prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, inelegível por oito anos. Segundo o Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais (Cao Eleitoral), Waguinho utilizou a máquina pública para favorecer a campanha de seu sobrinho, Matheus Carneiro, à prefeitura do município. Ele, no entanto, perdeu as eleições para Márcio Canella.

Waguinho ainda enfrentou a reprovação das contas de 2022 pelos vereadores do município, o que também pode se tornar uma ação de inelegibilidade. Em setembro deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve o entendimento de que chefes do Executivo que tiverem suas contas rejeitadas pelo Poder Legislativo estão proibidos de se candidatar.

Waguinho é acusado de coagir servidores públicos a comparecer a um evento com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em fevereiro de 2024, utilizando a estrutura da prefeitura para promover a imagem de Matheus Carneiro. Outra denúncia aponta que um imóvel chamado “Galpão do Matheus” foi usado para cadastrar pessoas em um programa governamental de auxílio financeiro após enchentes, vinculando a imagem de Matheus a ações assistenciais.

Waguinho também é acusado de aumentar significativamente o número de servidores contratados em ano eleitoral, com indícios de fraude, para angariar apoio político para Matheus e seu grupo político. Após a derrota para seu rival, Márcio Canella, o MP suspeita que as exonerações em massa depois da eleição reforçam a possibilidade de uso eleitoral das contratações.

Além disso, verifique

SENADO PREVÊ VOTAR NESTA SEMANA PEC QUE PERMITE VENDAS DE TERRENOS DA UNIÃO NA BEIRA DA PRAIA

Na prática, texto abre brecha para privatizar acesso, e não a praia em si, já …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *