Morre soldado baleado ao entrar por engano em favela do Rio

Governo Federal decretou luto de um dia.

6000

O integrante da Força Nacional que foi baleado na cabeça na Vila do João, no Complexo da Maré, na quarta-feira, após entrar na comunidade por engano em um carro da corporação, morreu no fim da noite dessa quinta. Ele estava internado em estado grave no Hospital Salgado Filho, no Méier, e não resistiu aos ferimentos, segundo a informação confirmada por Alexandre de Moraes, ministro da Justiça. O governo federal decretou luto oficial de um dia.

Atingido no rosto por um tiro de arma longa, o soldado Hélio Andrade, da Polícia Militar de Roraima, perdeu massa encefálica e chegou a passar por uma longa cirurgia que durou quatro horas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Andrade não reagiu bem ao procedimento.

A equipe da Força Nacional, em que o agente estava, tentava entrar na Linha Amarela em direção ao Parque Olímpico, mas entrou na comunidade por engano. Em áudio obtido pelo DIA, um policial, que depois chegou a sair do veículo, contou que eles estavam em direção ao Centro do Rio no momento em que foi abordada por homens armados no local. Durante toda essa quinta-feira, a segurança na Vila do João foi reforçada por integrantes da Força Nacional, que fizeram um cerco nos acessos à comunidade, onde os militares foram atacados, na procura dos bandidos.

helio_andrade

Durante o ataque, três pessoas ficaram feridas. Militares do Exército e um taxista auxiliaram no socorro das vítimas.

O capitão Allen Marcos Rodrigues Ferreira, do Acre, foi atingido por estilhaços no rosto, levado ao Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador, na Zona Norte, mas já foi liberado. A dupla estava ainda acompanhada do soldado Rafael Pereira, do Piauí, que não se feriu, mas ficou em estado de choque e está em observação.

Nessa quinta-feira, o Disque-Denúncia divulgou um cartaz com a foto de três traficantes que podem estar envolvidos no ataque. Segundo o órgão, já foram recebidas 11 denúncias sobre a possível localização deles. Segundo com a polícia, eles são líderes do tráfico do Complexo da Maré, membros da mesma facção criminosa, conhecidos como TH, Pescador e Paulinho PL.

O Diário Oficial da União, desta sexta-feira, trás o decreto do presidente interino Michel Temer, de luto oficial de um dia pela morte do agente da Força Nacional Hélio Andrade. “É declarado luto oficial em todo país, pelo período de um dia, contado a partir da data de edição deste decreto, em sinal de pesar pelo falecimento do soldado Hélio Vieira Andrade, da Polícia Militar do Estado de Roraima, que, não hesitando em cumprir o seu dever, foi vitimado em atuação efetiva durante operação da Força Nacional de Segurança Pública nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016”, diz o texto do Diário Oficial.

Na sua página do Facebook, o Ministro da Justiça Alexandre de Moraes, publicou uma mensagem de apoio aos familiares do agente.

14021

“Quero expressar meus sentimentos aos familiares do soldado Hélio Vieira, que sofreu um ataque covarde e, infelizmente, morreu hoje em decorrência dos ferimentos. Soldado Vieira é um verdadeiro herói do nosso País. Nosso Presidente da República, Michel Temer, decretará luto oficial pela morte de nosso herói. Honra e Dignidade aos nossos policiais”, afirmou o ministro nas redes sociais, ao se referir ao presidente em exercício, Michel Temer.

1-1-768x108
Fonte: O Dia

Além disso, verifique

ACIDENTE VIOLENTO NA RJ-106 DEIXA MAIS DE 10 CARROS DESTRUÍDOS

Engavetamento envolvendo caminhão e carros de passeio bloqueou a via no sentido Maricá; apesar da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *