O objetivo é conter o avanço de facções criminosas e combater o roubo de veículos e de cargas.
As polícias Militar e Civil realizam uma megaoperação para conter o avanço de facções criminosas e combater o roubo de veículos e de cargas nos complexos da Penha e Alemão, na Zona Norte, nesta sexta-feira (24). A região sofre com intenso tiroteio e barricadas em chamas desde a madrugada.
Um homem, identificado como Carlos André Vasconcelos da Silva, de 35 anos, morreu baleado próximo à estação BRT Penha. Ele estava tomando café quando foi ferido. Carlos trabalhava como jardineiro e deixa um filho de 5 anos.
Um PM também foi alvejado e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas. O estado de Diogo Marinho Rodrigues Jordão, do Batalhão de Choque, é gravíssimo. Além deles, uma mulher ficou ferida e um jovem de 21 anos foi baleado dentro de casa e levado para o Getúlio Vargas. O quadro dele é estável.
Segundo a PM, cerca de 500 policiais, 12 veículos blindados, dois helicópteros, além dos equipamentos para remoção de obstáculos das vias, operados pelo Núcleo de Apoio às Operações Especiais (NAOE), estão sendo usados na ação. O Grupamento Especializado de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR) também atua preventivamente com o emprego de uma ambulância blindada.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no momento, as clínicas da família Valter Felisbino de Souza e Zilda Arns mantêm o atendimento à população nesta sexta-feira (24). Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas. Já as clínicas da família Rodrigo Y Aguilar Roig, Klebel de Oliveira Rocha, Aloysio Augusto Novis e Felippe Cardoso suspenderam o início do funcionamento e agora avaliam a possibilidade da abertura.
Devido ao intenso tiroteio na região, a Avenida Itaoca está fechada por medidas de segurança no trecho entre o mercado Dom Atacadista e o posto de gasolina na Estrada do Itararé. Já a Estrada do Itararé está aberta, mas com pouco movimento de veículos na via.
O Rio Ônibus informa que 15 linhas tiveram de mudar o itinerário. São elas:
– 908 (Guadalupe x Bonsucesso)
– SV908 (Guadalupe x Bonsucesso)
– 312 (Olaria x Candelária)
– 313 (Penha x Praça da República)
– 621 (Penha x Saens Peña)
– 622 (Penha x Saens Peña)
– 623 (Penha x Saens Peña)
– 625 (Olaria x Saens Peña)
– 628 (Penha x Nova América)
– 679 (Grotão x Méier)
– 629 (Irajá x Saens Peña)
– 292 (Engenho da Rainha x Castelo)
– 711 (Rocha Miranda x Rio Comprido)
– 721 (Cascadura x Vila Cruzeiro)
– 311 (Engenho Leal x Candelária)