MAGÉ JÁ IMPACTOU QUASE 3 MIL PESSOAS ATRAVÉS DO SER HOMEM

Programa só existe em 3 cidade de todo o Estado Fluminense (Magé, Duque de Caxias e Guapimirim).

A autorresponsabilidade é o primeiro passo para qualquer transformação. Focado justamente nesse princípio, o SER Homem, da Prefeitura de Magé, atende os homens encaminhados pelo Poder Judiciário (e os que buscam o grupo de forma voluntária), levando os homens a refletirem sobre suas atitudes e a responsabilidade que eles possuem por cada ação. Desde a criação, no final de 2022, o Serviço de Educação e Responsabilização do Homem integra a Rede de Proteção à Mulher do município e á recebeu 220 homens (212 encaminhados pela Justiça e 8 que procuraram o serviço de forma espontânea).

A vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres e Cuidado, Jamille Cozzolino comemorou o resultado e destacou que o programa é uma resposta concreta às demandas por prevenção. “Quando um homem compreende que a violência não é inata, mas aprendida, ele entende que pode reaprender a se relacionar de forma saudável. Temos visto aqui no Ser Homem histórias de transformação que comprovam que investir em prevenção é fundamental. Esse é um trabalho muito importante e inovador. Dos 92 municípios do Estado, apenas Magé e outras duas cidades implantaram”, destaca Jamille, lembrando que levar os homens à reflexão é parte fundamental no enfrentamento à violência.

O trabalho ocorre por meio de grupos reflexivos, com 10 encontros, onde os participantes são conduzidos a uma jornada de autoconhecimento, autorresponsabilização e autocuidado. O objetivo é desconstruir padrões culturais que naturalizam a violência contra a mulher e promover posturas não violentas na resolução de conflitos. “A Lei Maria da Penha que, na última semana, celebrou 19 anos, é um marco na proteção das mulheres, mas também precisamos trabalhar na raiz do problema. O SER Homem atua justamente na reeducação e responsabilização dos agressores. Os resultados que já alcançamos mostram que estamos no caminho certo.” comemora o coordenador do projeto, Leandro Driusso.

Além do atendimento direto aos homens, o SER Homem, que faz parte da nova Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Cuidados, também desenvolve ações de prevenção em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio do projeto Crescendo Juntos, com palestras nas escolas, e com a Secretaria Municipal de Governo, através do Escola de Governo, capacitando servidores municipais. Ao todo, 2.750 pessoas já foram alcançadas em 25 ações, entre palestras, rodas de conversa e formações.

O prefeito Renato Cozzolino ressaltou ainda a importância das política pública integradas. “Estamos construindo uma Magé mais segura para as mulheres e mais justa para todos. Esse trabalho funciona, aliado às demais ações da Rede de Proteção, como o Centro Especializado de Atendimento à Mulher Mageense (Ceam), a Patrulha Maria da Penha e tantas outras ações que temos realizado no fortalecimento do nosso compromisso com o respeito às mulheres”, destacou.

Criado pela Lei Municipal nº 2.686 de 23 de setembro de 2022, o SER Homem vem se consolidando como referência no estado na promoção de práticas educativas para a prevenção da violência doméstica, alinhando-se aos princípios da Lei Maria da Penha e ao fortalecimento da rede de proteção às mulheres mageenses.

Além disso, verifique

SAÚDE PÚBLICA NA BAIXADA: MAGÉ E GUAPIMIRIM MOSTRAM AVANÇOS, MAS REPASSES CONTINUAM DESAFIO

Índices recentes indicam melhora nos serviços, mas cidades ainda enfrentam dificuldades financeiras para garantir atendimento …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *