Solicitação de implantação foi requerida na Câmara Federal pelo Deputado Zé Augusto Nalin.
Em face dos números significativos de aumento da criminalidade nas cidades de Magé e Guapimirim, agravados pelo baixo efetivo no quadro de policiais da corporação do 34º BPM de Magé, responsável pelo policiamento das duas cidades, o Deputado Zé Augusto Nalin, encaminhou ao Ministro da Justiça, Torquato Jardim, requerimento de implantação de Sistema de Vídeo Monitoramento integrado com as polícias civil e militar, do governo estadual.
A medida contou com apoio do poder legislativo das duas cidades, Magé e Guapimirim, que juntas já encaminharam projetos de lei a plenário para aprovação da medida. Halter Pitte, presidente do legislativo de Guapimirim, vê a medida como instrumento eficaz na contenção de criminalidade e aguarda a aprovação do requerimento solicitado pelo deputado Nalin, para iniciar o monitoramento. Em Magé, onde os registros de roubos e furtos a transeuntes saltaram em números desproporcionais, o monitoramento por câmeras ajudarão a coibir as investidas dos meliantes. Vale ressaltar que o poder legislativo de Magé, bem como o atual prefeito Rafael Tubarão, por diversas vezes, solicitaram aumento de efetivo para a corporação do 34º batalhão, sem sucesso junto ao governo do Estado. Rogério do Valle, presidente da Câmara de Magé, elabora com seus pares o projeto de implantação do sistema, que com financiamento do governo federal, terá implementação imediata.
O projeto, inclui ainda a utilização de equipamentos particulares – em residências e estabelecimentos comerciais – para integrar o sistema público de vigilância, que ficará sob os cuidados das GM (Guarda Civil Municipal), da prefeitura, e que será compartilhado com as polícias civil e militar, do governo estadual.
Segundo o deputado Zé Augusto Nalin, após a implantação do Sistema de Vídeo Monitoramento, a população mageense e guapimiriense estará mais protegida e a polícia contará com maior controle sob as incursões dos criminosos, que poderá através das imagens registradas identificar os autores, determinando imediata investigação dos crimes. Para as comunidades a questão da segurança é muito importante e na avaliação da população, algo tem que ser feito para melhorar e assegurar a integridade do cidadão.’ Afirmou o deputado.

Antonio Alexandre, Magé/Online.com
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!

