Conversas de bastidores revelam movimentação de possíveis candidatos ao executivo municipal.
As eleições municipais no Brasil em 2020 ocorrerão em 2 de outubro, com segundo turno ocorrido em 30 de outubro. Os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios do país.
As convenções partidárias para a escolha dos candidatos ocorrerão entre 20 de julho e 5 de agosto. Em Magé, há um ano das eleições, candidatos fazem o “Esquenta das Urnas,” O Magé/Online.com, acompanha de perto a movimentação dos bastidores da política local e revela alguns nomes que estarão a disposição dos eleitores na disputa para o comando do Poder Executivo da cidade de Magé.
Quem não acompanha a política local, vale salientar que a cidade cresceu em representatividade, são dois deputados eleitos na Câmara Estadual e dois representantes na Câmara Federal, que apesar de não terem conquistado o mandato, foram referenciados para a disputa do cargo majoritário pela significativa votação nas urnas.
QUANTOS E QUEM SÃO OS CANDIDATOS DA CIDADE?
A corrida do poder em Magé não é tão simples de compreender, as composições de escolhas de candidatos passam por um processo que envolvem distritos, escolha de vices e apoio de lideranças locais. Diferente de outros pleitos majoritários, a diversificação de candidaturas será significativa. Até o momento, dez pleiteantes já se manifestaram quanto a participação eleitoral.
Por ordem alfabética, o quadro abaixo, relaciona os principais nomes que até a presente data, se manifestaram na participação do pleito eleitoral.
Da esquerda para a direita >
*André Antonio Lopes do Nascimento (Sargento Lopes), Vereador – (PDT)
* Carlos Henrique Rios Lemos (Boneco), foi candidato a vereador de Magé pelo PT nas eleições de 2016, atualmente sem Partido.
* Gutemberg Reis de Oliveira, Deputado Federal pelo (MDB)
*José Augusto Nalin, (Zé Augusto Nalin) – Ex-suplente deputado federal pelo partido (DEM)
*José Silva de Souza, (Zezinho Pereira) – Ex-vereador de Magé – Partido não declarado
*Pedro Rogério Dutra do Valle, (Rogério do Valle) – vereador Presidente do Poder Legislativo de Magé, (MDB)
*Rafael Santos de Souza, (Rafael Tubarão) – Atual prefeito de Magé, (PPS)
*Renato Cozzolino Harb, (Renato Cozzolino) – Deputado Estadual, (PRP)
*Ricardo Corrêa de Barros, (Ricardo da Karol) – Participou do último pleito eleitoral como candidato do (MDB) a prefeito de Magé, foi deputado estadual e vereador em Duque de Caxias.
*Vandro Lopes Gonçalves, (Vandro Família) – Ex-Vice-prefeito de Magé, eleito deputado Estadual na última eleição. Partido (SD) Solidariedade.
Até o final desta matéria, não houve citações de outros candidatos. O Magé/Online.com, se coloca a disposição dos pleiteantes para que em futuras reportagens, acrescente os interessados a participação do pleito eleitoral.
Escolha de vice dificulta composições
Ainda em fase especulatória, como citado acima, a corrida está indefinida. Alguns do citados devem compor chapas figurando como vice-prefeito, dois nomes são citados e cobiçados para o cargo, Zé Augusto Nalin e Sargento Lopes, que podem também encabeçarem composições como candidatos a prefeito. Há um certo cuidado nas escolhas para vice-prefeito, os distritos devem ser representados principalmente com candidatos dos 1º e 6º distritos, onde se concentram os maiores colégios eleitorais do município. Uma composição fora deste contexto pode comprometer os resultados das urnas.
Sucessão da atual gestão
Uma análise ainda sem definição aguarda o chefe do executivo municipal, Rafael Tubarão, prefeito da cidade, é o maestro de uma orquestração que passa por pelo menos dois nomes, o presidente do Poder Legislativo, vereador Rogério do Valle, candidato natural ao cargo majoritário e pelo então ex-vice prefeito e deputado eleito, Vandro Família, que se habilitou ao cargo pelo bom desempenho nas urnas na última eleição proporcional. Rafael Tubarão ainda vislumbra uma possível candidatura, pelo menos nos bastidores da política local é apontado como pretenso candidato. O resultado incógnito desse grupo de políticos deve ser revelado só a partir do próximo ano, que dependendo dos caminhos, pode se configurar de forma a unir todos em uma só frente.
Oposição atenta
Renato Cozzolino, reeleito Deputado Estadual, acompanha de forma modesta até o momento a movimentação dos candidatos. Sem barulhos nas redes sociais, sua principal articuladora, Núbia Cozzolino, deu uma trégua aos adversários, porém a calmaria deve durar poco tempo, ainda em reabilitação de saúde, a matriarca certamente deverá colocar o bloco na rua e partir para o embate. Com tantos candidatos a disposição dos eleitores, acredita-se que com maior divisão dos votos, a candidatura de Renato Cozzolino, terá possibilidade de obtenção de maior sucesso. Como em política ninguém dorme no ponto, aí estará a preocupação de seus opositores.
Movimentação intensa
Ricardo da Karol se mobiliza em torno de uma candidatura crescente, aos poucos vem conversando com lideranças da cidade na tentativa de fortalecimento para estabelecer uma participação efetiva na disputa majoritária. Derrotado na última eleição majoritária municipal, que configurou como vice-prefeito de Renato Cozzolino, os dois candidatos presumidamente do 6º distrito, podem ter errado a conta e acabaram com a mesma fatia do mesmo eleitorado, exemplo dado acima, chapa de um mesmo distrito pode ser o primeiro passo para uma derrota eleitoral.
Carlos Henrique Lemos, o Boneco, faz sua parte, usa da principal arma que dispõe, as redes sociais, para divulgar sua candidatura, que ainda distante do pleito, não se abate diante dos principais políticos da cidade. Inserido nos principais eventos políticos e sociais, Boneco como é carinhosamente conhecido, ganha peso através de sua “lives“, apontando e encabeçando questões pertinentes aos problemas da cidade. Boneco foi candidato a vereador da cidade e sem ajuda financeira, obteve boa votação nas urnas, político por convecção, estrá a disposição da população no próximo pleito, pensa em disputar como candidato majoritário e é também um nome nos bastidores como um bom representante do 1º distrito como vive.
Zezinho Pereira, ex-vereador da cidade, declarou recentemente que disputará as eleições ao cargo de prefeito. Pr. presidente da congregação Assembléia de Deus Ministério Ágape, 6º distrito de Magé, sempre militou na política da cidade, disputou vários cargos eletivos. Um nome relevante no quadro político mageense, que por sua ativa participação e envolvimento na resoluções que envolvem os problemas da cidade em que vive.
Os Reis na área
Definitivamente instalado no município, a candidatura anunciada do Deputado Federal eleito Gutemberg Reis, irmão do Prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, já disse ao que veio, vai disputar os votos da cidade mageense em uma candidatura ao cargo de prefeito. Magé tem exemplos de candidatos caxienses bem sucedidos em eleições majoritárias e deverá esperimentar novamente um embate eleitoral com o candidato da vizinhança. Gutemberg Reis vem força total e carrega na bagagem a experiência do irmão mais velho, Washington Reis, duas vezes prefeito, vereador, deputado estadual por três mandatos e deputado federal por dois. Se referência política ajuda um candidato, Gutemberg Reis, estaria entre os favoritos ao pleito, todavia não são os dotes referencias que induzem o eleitor, ajuda, mas não define uma eleição. De certo que a participação de Gutemberg abrirá uma nova possibilidade de novos rumos na política local. Uma possível polarização entre dois candidatos dificilmente deverá se estabelecer, em três nomes, possivelmente, todavia decidido em um só turno.
O que se espera é que na próxima eleição, eleitores saibam escolher um candidato a altura da grandeza de Magé, comprometidos com as causas sociais, que o escolhido seja um verdadeiro guardião dos interesses da cidade. Magé Merece ser feliz, 454 anos aguardando sua plenitude, é chegada a hora, ao votar, escolha primeiro na cidade que você ama.
Antonio Alexandre, Magé/Online.com
Boa tarde, só para correção:
Primeiro turno: 04/10 e não 02/10
Segundo turno: 25/10 e não 30/10