Imagens aéreas mostram mancha verde na Praia do Forte, em Cabo Frio

Inea disse que vai vistoriar a área.

Uma mancha verde surgiu na Praia do Forte, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio). A coloração esverdeada foi flagrada por moradores da cidade na saída do Canal do Itajuru para a Praia do Forte, que fica na altura da Boca da Barra.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que vai vistoriar a área, mas não disse quando será o trabalho.

Nas imagens, é possível ver os barcos navegando em meio a mancha verde no mar. De acordo com o biólogo, Geraldo Lima, ela é provocada pelo sistema tempo seco, que leva o esgoto para os rios, lagos e mares em períodos de chuva. A região foi atingida por uma forte chuva no fim de semana.

Geraldo explicou que o esgoto provoca proliferação de algas e bactérias, que geram essa coloração esverdeada. Além disso, afirmou que o excesso de algas diminui a oxigenação da água, o que pode até provocar a mortandade de peixes nos próximos dias.

Segundo Geraldo, as algas não são tóxicas, mas provocam grande desequilíbrio no meio ambiente. O especialista orientou ainda que os moradores da região evitem o consumo de camarão e siri da Lagoa de Araruama nos próximos dias porque eles podem conter componentes que podem provocar diarreia e mal-estar.

Sobre a mancha verde, a Prefeitura de Cabo Frio disse que este é um fenômeno natural provocado pela chuva forte. Já a Prolagos, concessionária responsável pelo tratamento de esgoto na região, informou que todas as estações elevatórias e de tratamento estão funcionando normalmente.

Fonte: Portal G1

Além disso, verifique

MP BARRA GASTO DE R$ 18,7 MILHÕES COM NATAL EM GUAPIMIRIM, E PREFEITURA PREPARA DEFESA

Município sustenta que contratação seguiu a lei, não compromete serviços essenciais e integra política de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *