Guapimirim promove ação de coleta de lixo eletrônico

Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos nos dias de hoje, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental.

screen-11.03.46[01.05.2016]

A Prefeitura de Guapimirim, em parceria com a organização não-governamental E-lixo Zero, promove, no próximo dia 7 de maio, uma campanha de coleta de resíduos eletrônicos. O evento será realizado das 9h às 17h, na Praça da Emancipação. Entende-se por Lixo Eletrônico todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos nos dias de hoje, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não é descartado em locais adequados.

De acordo com idealizadores do E-Lixo Zero, o projeto surgiu devida à falta de iniciativas e soluções para os resíduos eletrônicos. “Devido à falta de iniciativas e ações relacionadas aos resíduos eletrônicos, resolvemos criar o projeto para atender a demanda dos municípios do estado do Rio de Janeiro. Nossa metodologia proporciona a todos os setores a chance de descartar corretamente seus aparelhos eletrônicos ( poder público, empresas e a população ). Nessas ações, as pessoas conhecem mais sobre o lixo eletrônico e descobre a importância de descartar corretamente esse resíduo”, explica Alan Mendes, um dos organizadores do E-Lixo Zero, que já promoveu campanhas em cidades fluminenses como Tanguá, Rio Bonito, Santo Antônio de Pádua e Itaboraí.

1029_box1

Cada vez que um equipamento eletrônico é descartado, por defeito ou porque ficou ultrapassado, substâncias químicas como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, entre outros, podem provocar contaminação do solo e da água.

Além de contaminar o meio ambiente, essas substâncias podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua. Esses equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro.

closeup of pile of old mobile phones

Veja, abaixo, o que você pode levar:

– Monitores de Computadores

– Telefones Celulares e baterias

– Computadores

– Televisores

– Câmeras Fotográficas

– Impressoras

Você sabia?

– Cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo.

– Entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico.

– A cada ano, o Brasil descarta: cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares 17,2 mil toneladas de impressoras.

1

Além disso, verifique

PROJETO RJ+CULTURA OFERECE FORMAÇÃO GRATUITA EM DANÇA, TEATRO E MÚSICA EM GUAPIMIRIM

Cine+ se torna espaço de aprendizado e valorização cultural; inscrições abertas até o dia 20 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *