Agências eram alvo de golpes que lesavam vários idosos.

Uma operação batizada pela polícia civil do Rio de Janeiro, denominada ‘ Anziano’, (idoso em italiano), foi deflagrada em três salas do 7º andar de um grande prédio comercial no Alcântara, em São Gonçalo, nesta terça-feira (28).
A quadrilha é acusadas de praticar empréstimos fraudulentos contra aposentados e pensionistas em todo o país. Um dos detidos estava até com tornozeleira eletrônica e respondia pelo crime de assalto à mão armada.

Os criminosos contraíam empréstimos nos nomes dos aposentados e não repassavam os valores totais. Em alguns golpes, era repassado apenas 10% do valor do empréstimo para a vítima e o restante ficava com os bandidos, no entanto quem pagava as taxas era a vítima. O contato com as vítimas era feito por telefone, e os alvos eram pessoas isoladas e com pouca instrução, segundo a Polícia Civil.
Os mandados de busca e apreensão expedidos foram cumpridos. Em quadros brancos expostos nas salas, era possível ver que havia uma meta dos golpistas de roubar R$ 500 mil por vendedor.
As investigações foram feitas por policiais da 74ª DP (Alcântara) com apoio de outras delegacias da região, como a 78ª DP (Fonseca).

Bancos envolvidos na portabilidade de crédito possuem o dever de apurar a regularidade do consentimento e da transferência da operação, respondendo solidariamente pelas falhas na prestação do serviço.
Por vezes a RedeTV+, noticiou a ação das quadrilhas que agiam de forma contínua em agências bancárias em São Gonçalo e região. O acesso da quadrilha a equipamentos no interior das agências, eram apontados por funcionário que a todo momento testemunhavam as ações do grupo, sem que pudessem fazer qualquer medida para evitar os crimes. Os próprios sindicatos dos bancários, denunciavam os crimes e pediam providências do governo e autoridades contra a ação dos criminosos.

Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
