Fenômeno de categoria 5 causa destruição em massa, interrompe comunicações e é classificado entre os mais poderosos da história do Caribe.

A passagem do furacão Melissa pela Jamaica nesta terça-feira (28) deixou um rastro de destruição e ao menos 30 mortos, segundo as autoridades locais. Classificado na categoria 5 o nível máximo da escala Saffir-Simpson , o fenômeno atingiu a ilha com ventos de até 300 km/h, arrancando telhados, derrubando árvores e destruindo redes elétricas e de comunicação.
Imagens de satélite divulgadas por centros meteorológicos internacionais mostram a dimensão da tragédia: grande parte do território jamaicano foi devastada, com áreas inteiras submersas e estruturas completamente destruídas. O primeiro-ministro do país declarou estado de emergência e pediu ajuda internacional imediata para lidar com os impactos humanitários e econômicos.
Melissa é considerada um dos furacões mais intensos já registrados na história do Caribe. Após atravessar a Jamaica, o sistema segue em direção a Cuba e às Ilhas Cayman, mantendo ventos acima de 280 km/h e representando uma ameaça severa para milhões de pessoas na região. Especialistas afirmam que o aumento da temperatura das águas do Atlântico tem potencializado a força e a frequência desses eventos extremos.

 Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
 
						
 
						
 
						
 
					
