FRENTE FRIA CHEGA FORTE AO BRASIL NESTE FIM DE SEMANA

As manhãs serão mais frias, com mínimas de 12 a 14 °C em vários pontos de São Paulo e Rio de Janeiro.

Nesta sexta-feira (26), o cenário meteorológico brasileiro será marcado por instabilidade e queda de temperatura em diversas regiões. Chuvas devem atingir 16 estados, ao passo que o frio de inverno atua em 7 unidades federativas, freando o aumento das máximas em muitas áreas. 

Em 6 desses estados, os dois fenômenos  chuva e frio ocorrerão simultaneamente. 

Somente frio: Rio Grande do Sul .
Frio + chuva: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo.
Somente chuva: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Amazonas, Rondônia, Pará, Mato Grosso .

Detalhes da previsão: chuva e instabilidade

A madrugada trará tempo instável entre a costa leste, Norte e áreas do Centro-Oeste, com chuvas fracas a moderadas em São Paulo e Rio de Janeiro. Em áreas da Amazônia, norte do Mato Grosso, oeste do Pará e Rondônia, as precipitações podem surgir com descargas elétricas. 

No Nordeste, as chuvas deverão ser mais leves, com ocorrências pontuais e garoas nas capitais. 

Durante a manhã, a instabilidade avança para o Sul e Sudeste, e se espalha por leste do Paraná, nordeste de Santa Catarina, Minas Gerais e Espírito Santo. 

À tarde, espera-se uma melhora parcial do tempo nessas regiões, mas ainda há chance de pancadas isoladas, especialmente no interior.
Acumulados esperados

Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva devem ficar no estado de Rondônia (em torno de 37 mm) e em pontos da Amazônia onde os volumes podem ultrapassar 50 mm. 

Nas demais áreas com previsão de chuva, os acumulados tendem a ficar abaixo de 20 mm por exemplo, Vitória/ES com cerca de 16 mm e Nova Friburgo/RJ com cerca de 12 mm. 

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta laranja de perigo para tempestades em seis estados nas regiões Norte e Centro-Oeste (Tocantins, Rondônia, Pará, Amazonas, Mato Grosso e Goiás) até as 10h de sexta-feira (26). O aviso aponta possibilidade de chuvas intensas (30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia), ventos entre 60 e 100 km/h e queda de granizo. 

Frio de inverno: onde se faz presente e o que esperar

A massa de ar frio se faz mais forte no Sul e Sudeste, mantendo as temperaturas amenas e limitando o aquecimento. 

Na Serra Catarinense, a mínima pode se aproximar de 3 °C, com possíveis geadas nas áreas mais elevadas. 

No Rio Grande do Sul, a máxima não deve ultrapassar 23 °C; na capital Porto Alegre, por exemplo, espera-se máxima em torno de 21 °C. 

Em Santa Catarina e em áreas altas do Paraná, as máximas ficam entre 14 °C e 17 °C; em Florianópolis cerca de 19 °C e em Curitiba cerca de 15 °C. 

No Sudeste, os litorais também ficam com máximas amenas: litoral paulista próximo a 20 °C, interior de São Paulo limitada a 19 °C, e no Rio de Janeiro/MG máximas variando entre 14 °C e 22 °C, dependendo da região. 

As manhãs serão mais frias, com mínimas de 12 a 14 °C em vários pontos de São Paulo e Rio de Janeiro.

Além disso, verifique

AVISO DE RESSACA: RJ TERÁ ONDAS DE ATÉ 3 METROS A PARTIR DESTA TERÇA

A recomendação é que moradores e frequentadores da orla redobrem a atenção. A Marinha do Brasil emitiu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *