Estão escalados 155 homens e mulheres, dos 300 prometidos, e 40 viaturas, do total de 80.
A primeira metade do contingente de agentes da Força Nacional começa nesta segunda-feira (16) a apoiar a segurança do Rio de Janeiro. Estão escalados 155 homens e mulheres, dos 300 prometidos, e 40 viaturas, do total de 80.
A previsão é que a Força Nacional faça operações nas rodovias, sob a liderança da Polícia Rodoviária Federal, com o objetivo de impedir a entrada de armas e drogas.
No início do mês, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, assinou uma portaria que autoriza a vinda dos agentes federais para a capital fluminense.
Nesta terça-feira (17), está prevista uma reunião do secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, com o Ministério Público Federal para debater a atuação das forças federais na segurança do Rio de Janeiro.
No início do mês, Cappelli havia suspendido o envio das tropas após questionamentos do MPF. Como as ações seriam no entorno de comunidades, o Ministério Público Federal queria saber se os trabalhos estariam de acordo com as regras estabelecidas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos e pelo Supremo Tribunal Federal.