Haverá intérprete de Libras, audiodescrição, materiais em Braille e estrutura física adaptada para pessoas com mobilidade reduzida.
Nesta sexta-feira (26 de setembro de 2025), a cidade de Magé será palco de um grande evento cultural: o Festival Diversidades, promovido pela Associação Pestalozzi de Magé.
PROGRAMAÇÃO E FORMATOS
O festival ocorrerá na sede da Pestalozzi (Rua Pedro Valério, nº 286, bairro Canal), das 10h às 16h, com entrada gratuita e toda a estrutura adaptada para garantir acessibilidade plena ao público.
Com o tema “Arte que inclui, cultura que une”, o evento é resultado de oficinas realizadas ao longo do ano nas áreas de teatro, dança, música e capoterapia muitas delas com ênfase em pessoas com deficiência.
Entre as atrações já confirmadas estão:
Acolhimento musical com o professor André Alves (“Música para Todos”) Aulão de dança coletiva com o professor Plínio Costa
Apresentações teatrais e musicais de grupos locais como APAExonados e Defensores da Alegria
Participações especiais de artistas como Gabrielzinho do Irajá e Larissa Simões
Exposição da artista plástica Lia Luz, que trabalha com técnicas adaptadas apesar da ausência de braços
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
Um dos destaques do Festival Diversidades é o compromisso com a inclusão: haverá intérprete de Libras, audiodescrição, materiais em Braille e estrutura física adaptada para pessoas com mobilidade reduzida.
Para o presidente da Pestalozzi de Magé, Dr. Gastão Cosate, o evento representa mais do que lazer é uma forma de fortalecer cidadania, autonomia e respeito às diferenças:
“Acreditamos que a arte é uma poderosa ferramenta de inclusão e de quebra de barreiras. O Festival Diversidades mostra que cada pessoa, com ou sem deficiência, tem um talento que merece ser valorizado.
CONTEXTO INSTITUCIONAL
A Pestalozzi de Magé atua desde 1977 com o objetivo de promover ações voltadas à inclusão de pessoas com deficiência. Hoje, a instituição atende cerca de 215 usuários em suas dependências.
O festival é uma realização conjunta entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, o Ministério da Cultura e o Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, com o apoio da Prefeitura de Magé.
POR QUE PARTICIPAR?
Gratuito e acessível
Oportunidade de prestigiar talentos locais e inclusive participações especiais
Vivência direta da cultura como direito e ferramenta de transformação social
Espaços para interação, oficinas e exposições diversas