Segundo o IBGE, vendas despencaram ano passado: 4,3%. A Confederação Nacional do Comércio afirma que é a pior crise dos últimos 15 anos.
O aperto foi tão grande que quase 100 mil comerciantes, em todo o país, tomaram uma decisão difícil em 2015: entregaram os pontos.
As vendas despencaram ano passado: 4,3%. Foi o pior resultado desde 2001. Os números foram divulgados nesta terça-feira (16) pelo IBGE e mostram que quase todos os setores estão sentindo a redução no consumo.
Algumas grandes empresas anunciam suspensão de suas atividades, ampliando o quadro de instabilidade econômica, proporcionando o aumento do desemprego do país.
Acompanhe o noticiário abaixo:
Rhodia fecha a fábrica de Jacareí-SP e demite 129 funcionários
A Rhodia, fabricante do ramo têxtil em Jacareí(SP), encerrou a produção nesta segunda-feira (13) e demitiu 129 trabalhadores. A empresa informou que decidiu concentrar sua produção na unidade de Santo André (SP) após queda no consumo de produtos, considerada resultado da crise econômica.
ALCOA SUSPENDE PRODUÇÃO DE ALUMÍNIO NO BRASIL E DEMITE 650 NO MARANHÃO
Alumínio agora, só importado.
A Alcoa, uma das maiores produtoras de alumínio do mundo, com sede nos EUA, anunciou, na segunda-feira (30/03) mais um corte de produção no Brasil, com a demissão de 650 funcionários na unidade de São Luís, no Maranhão. Com isso, a companhia deixa de produzir no país o alumínio primário, que serve de base para produtos como esquadrias para construção civil e insumos de automóveis. A medida é parte de uma estratégia global anunciada no início de março e que previa cortes de produção, fechamento de unidades e venda de ativos no mundo inteiro.
Amplimatic suspende atividades e demite 57 funcionários em São José
tradicional fabricante de componentes eletrônicos, encerra as atividades
A fábrica de peças de alumínio Amplimatic anunciou a demissão de 57 funcionários e a suspensão das atividades na sua unidade em São José dos Campos. O anúncio foi feito durante uma reunião entre a gerência da fábrica e o Sindicato dos Metalúrgicos.
Souza Cruz fecha fábrica no RS
A fabricante de cigarros Souza Cruz, uma subsidiária do grupo British American Tobacco (BAT), anunciou o fechamento da fábrica no Rio Grande do Sul, no município de Cachoerinha. A planta produz 12 bilhões de cigarros ao ano, cerca de 25% da produção total de 50 bilhões no Brasil.
Empresa de aviação Azul devolve 20 aviões
Com corte de 7% na oferta de assentos em 2016 e prejuízo acumulado de R$ 267 milhões até setembro de 2015 — mais de oito vezes a perda registrada em igual período no ano anterior —, a Azul vai devolver 20 dos 140 aviões que compõem a frota. Deste total, 15 vão para a portuguesa TAP, incluindo nove jatos da Embraer e seis turbohélices ATR, segundo fonte da aérea.
Dako encerra suas atividades no país
Mabe, multinacional mexicana, fecha suas duas fábricas em Campinas e Hortolândia
Ex-funcionários da Mabe do Brasil Eletrodomésticos ocuparam as duas fábricas da empresa em Campinas (SP) e Hortolândia (SP). A Justiça decretou falência da multinacional mexicana que produzia fogões e geladeiras.
Walmart fecha 60 lojas no Brasil
O fechamento das lojas está diretamente associado à queda no volume das vendas. “O levantamento evidencia a dimensão da crise no varejo, que afetou todos os setores, inclusive os grandes, que, teoricamente, têm mais capacidade de enfrentar o quadro recessivo. Além disso, chama a atenção porque ela está presente praticamente no País inteiro”, avalia Fabio Bentes, economista da CNC.
Boticário fecha 10 lojas no Vale do Aço e 100 funcionários ficam sem emprego
Dez lojas da franquia de cosméticos e perfumes O Boticário foram fechadas no Vale do Aço, sendo sete em Ipatinga e três em Coronel Fabriciano em Minas Gerais. O PLOX conversou com o empresário Jamilson de Macedo Soares. Ele confirmou o encerramento das atividades das unidades que estavam sob seu comando.
Lojas Leader pedem falência e 90 lojas no país encerram as atividades
Controlador das Lojas Leader, o banco de investimentos BTG Pactual anunciou o pedido de falência da rede varejista. A solicitação foi feita pela família Furlan, dona da rede de lojas paulista Seller, comprada pela Leader em 2013, que reclama pagamento atrasado de R$ 9 milhões na Justiça.
95.000 lojas foram fechadas em todo o país no ano de 2015
Todos os segmentos do varejo apresentaram queda no número de lojas. Os hipermercados, supermercados e mercearias foram os mais afetados levando em consideração o número total de lojas fechadas.
Foram 25,6 mil estabelecimentos fechados no ano passado, de um setor que responde por um em cada três pontos comerciais do País. Junto com as lojas de vestuário e acessórios, o setor respondeu por quase metade (45%) das lojas que saíram de operação.
Em termos relativos, os maiores cortes aconteceram nos setores mais dependentes das condições de crédito, com destaque para material de construção, com 18,3% lojas fechadas. O segmento de informática e comunicação perdeu 16,6% dos seus estabelecimentos e o ramo de móveis e eletrodomésticos encolheu 15%.
Magé|Online.com