Os trens, metrô e as barcas operam nos horários previstos.
Os cariocas devem ficar atentos aos mercados e lojas que ficarão fechados na próxima segunda-feira por conta do Dia do Comerciário, para evitar fazer viagens perdidas. De acordo com o Sindicato dos empregados do Comércio, a lei que proíbe estes estabelecimentos de abrir inclui os setores de roupas, joias, relógios, móveis, material de construção, açougues, óticas, supermercados e hortifrutis.
PUBLICIDADE
O sindicato considera a medida uma conquista histórica para a categoria, pois é previsto na convenção coletiva. De acordo com entidade, o comerciário que for chamado para trabalho, mesmo que seja internamente com a loja fechada, ele deve denunciar o abuso ao sindicato. Além disso, ao longo da segunda-feira, equipes do sindicato farão fiscalizações pela cidade, para evitar que as folgas sejam descumpridas.
Segundo o presidente do Sindicato, Márcio Ayer, lojas podem ser multadas se descumprirem a norma.
A multa para o estabelecimento que descumprir a regra pode variar de R$ 300 a R$ 527 por funcionário que estiver trabalhando destaca.
Apenas o ramo de alimentação restaurantes, bares, lanchonetes e similares funcionam, porém existem exceções: no caso dos shoppings, as lojas e quiosques estarão fechados. Já as praças de alimentação e lazer funcionam normalmente em horário especial que depende de cada centro de compra.
Os trens, metrô e as barcas operam nos horários previstos. Bancos funcionam no horário habitual, de 10h às 16h, e agências dos Correios também. A Comlurb também trabalha normalmente.
Os hospitais estaduais e municipais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionarão normalmente.
Criado pela Lei 12.790 de 14 de março de 2013, o Dia do Comércio ou Dia do Comerciário é oficialmente comemorado no dia 30 de outubro. No Rio, o Dia do Comerciário é comemorado com um feriado estadual para os trabalhadores do comércio, na 3ª segunda-feira de outubro.
Fonte: Jornal Extra