Denúncias de moradores ajudaram na localização dos animais.
A Guarda Ambiental de Guapimirim devolve animais apreendidos em cativeiro à naturezade Guapimirim, por meio da Guarda Ambiental, libertou, 150 pássaros e 6 jacarés de papo amarelo na sede da Área de Proteção Ambiental (APA) da cidade, no Vale das Pedrinhas. Os animais foram apreendidos em cativeiros ilegais e outros lugares impróprios. Alunos da Escola Municipal Nelson Costa Mello participaram da ação em uma palestra educativa sobre a importância destes animais viverem em seu habitat natural.
Denúncias de moradores ajudaram na localização dos animais, que foram conduzidos a um centro de triagem do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, em Seropédica, para avaliação. Cerca de 300 gaiolas foram destruídas. Entre as espécies de aves soltas havia tico-tico, coleiro, tiziu, cigarrinha, sabiá, laranjinha e sabiá da mata. Já o jacaré de papo amarelo, nunca visto antes por muitas das crianças que assistiram a palestra, é uma espécie em extinção, cujo habitat natural, no Brasil, é o litoral brasileiro, hoje muito povoado e desmatado, resultando no seu isolamento dentro de reservas ambientais.
Os estudantes vivenciaram esse momento aprendendo sobre a fauna e flora local, incluindo a importância deles para o funcionamento pleno do ecossistema e a ilegalidade de atos como este, em que animais são apreendidos e mantidos em cativeiros. “Estamos aprendendo que não devemos prender os animais, jogar lixo nos rios e nem poluir a Baía de Guanabara”, contou uma das alunas.
Fonte: Noticias da baixada