Conscientização sobre a violência contra o idoso no calçadão de Magé

Ação aconteceu com atividades de saúde, físicas e informação.

screen-10.51.22[17.06.2017]

O Dia Mundial de Conscientização sobre a violência contra o idoso é só 15 de junho, mas o Conselho Municipal de Direitos, Defesa e Proteção do Idoso (COMDDEPI) de Magé antecipou para esta quarta-feira (14) a ação de mobilização no Calçadão do primeiro distrito.

Teve dança com a apresentação das turmas do Projeto Magé Longevidade com o grupo que faz dança e atividades físicas no pátio do 34º BPM e do CRAS de Mauá. O programa Hiperdia, de combate à Hipertensão e Diabetes também atendeu quem passou pelo evento.

screen-10.55.47[17.06.2017]

“Por conta do feriado, nós antecipamos a ação. Hoje trabalhamos pela conscientização que a pessoa idosa merece envelhecer com dignidade. Dados apontam que 80% dos casos de violência são praticados por familiares e independente do grau de parentesco, e é nosso dever de cidadãos cuidar deles com respeito”, destaca a presidente do COMDDEPI e coordenadora do CREAS, Tainá Boechat.

screen-10.50.42[17.06.2017]

De acordo com o último Censo (2010), a população idosa de Magé é de 24.666 pessoas a partir dos 60 anos, que corresponde a 10,85% do total de habitantes na cidade. Segundo a presidente, a partir do segundo semestre de 2017, o Conselho do Idoso vai implantar um importante programa de conscientização em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura com alunos das creches e da Educação Infantil:

— O Conselho, junto com o CREAS (Centro de Referência em Assistência Social) e o Programa de Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde, está formando uma importante parceria com a Educação para iniciar um ciclo de palestras de conscientização com as crianças. Elas serão nossos multiplicadores sobre os cuidados e necessidades que os idosos têm. Acreditamos que esse trabalho preventivo vai evitar que ocorram casos de violência que muitas vezes são relatados de dentro de casa.

screen-10.51.01[17.06.2017]

Magé Longevidade

Caminhada, atividades físicas frequentes, atendimentos dos CRAS e acompanhamento do Programa de Saúde do Idoso em um só lugar. O Projeto Magé Longevidade, iniciativa da Prefeitura de Magé através das secretarias de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade (SMETULT), Saúde (SMS) e Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), é gratuito e aberto ao público em 10 polos: no 34º BPM de Magé, na Igreja de São Sebastião em Piabetá, nos CRAS de Vila Nova, Suruí e de Mauá, e nos ginásios poliesportivos do BNH de Magé, Mané Garrincha (Pau Grande), Renato Medeiros (Fragoso), Francisco Dias Filho (BNH de Santo Aleixo) e no Vasquinho (Santo Aleixo).

Para saber os horários e mais detalhes para participar do programa, a SMETULT atende de segunda a sexta-feira (exceto feriados) a partir das 9h, no telefone (21)2631-1302. 

Redetv

 

Além disso, verifique

ACIDENTE VIOLENTO NA RJ-106 DEIXA MAIS DE 10 CARROS DESTRUÍDOS

Engavetamento envolvendo caminhão e carros de passeio bloqueou a via no sentido Maricá; apesar da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *