Delaroli, prefeito de Itaboraí e Vinicios Claussen de Teresópolis, são eleitos dirigentes do Conleste para o biênio 2021 – 22.
O Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense, integrada por 16 cidades, renovou o quadro administrativo da entidade na sexta-feira 26/2. Marcelo Delaroli, prefeito de Itaboraí, foi eleito presidente do consórcio em consenso dos demais prefeitos da região.
Com objetivos de avanços desenvolvimentista, o CONLESTE apresenta-se como uma alteração substancial e inovadora, apresentando planejamento e gestão de políticas públicas dos municípios consorciados, ressignificação dos espaços político administrativos, promovendo mudanças significativas no espaço geográfico fluminense, redefinindo o papel da região Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro no conjunto regional do estado.
Democracia e união
A eleição no melhor dos moldes democráticos, atendeu acima de tudo o conceito de propositura do próprio consórcio, a união dos municípios, elegeu chapa única em consenso de todos prefeitos participantes, demostrando integração, objetivando o crescimento da região leste fluminense com implementação de políticas públicas direcionadas a melhoria de vida dos mais de 3,3 milhões de munícipes das cidades que compõe o Conleste.
O prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, foi eleito vice-presidente. Foram eleitos também os membros do Conselho Fiscal: Marina Rocha (Guapimirim), Rafael Miranda (Cachoeiras de Macacu) e Ramon Gidalte (Casimiro de Abreu). Axel Grael, de Niterói, e Rodrigo Medeiros, de Tanguá, estarão à frente da agência de desenvolvimento do Conleste, a AdLeste.
Os gestores de São Gonçalo, Capitão Nelson e o de Nova Friburgo, Johnny Maycon, participaram por vídeo conferência. Ausentes na votação, os municípios de Maricá, Rio Bonito, Araruama, Saquarema e Cabo Frio, configuram na composição do consórcio.
Eficiência e Comprometimento na Gestão
Com a confirmação dos eleitos do novo quadro da presidência do Conleste, João Leal, diretor geral da instituição, terá a frente a manutenção dos projetos implementados e atender a novas diretrizes de planejamento da nova estrutura administrativa da entidade. A manutenção do diretor executivo, João Leal no quadro administrativo, se dá pela capacidade meritória que o gestor, comprovou na eficácia de implementação dos projetos do Conleste, justamente com uma equipe comprometida com os objetivos propostos do consócio.
Marina do Modelo, prefeita de Guapimirim e Renato Cozzolino de Magé, em entrevista a RedeTV+, ressaltaram a importância dos municípios na integração do consórcio. Renato Cozzolino afirmou que o Conleste, é uma ferramenta importante de ajuda aos municípios, colaborando efetivamente com melhorias para a região.
Antonio Alexandre, RedeTV+ Notícias