São Jorge é um dos mais reverenciados santos no Brasil por Católicos, Umbandistas e praticantes do Candomblé.
Uma das mais tradicionais celebrações entre católicos e membros de religiões de matrizes africana (Umbanda e Candomblé) serão comemoradas com festa em todas as cidades cidade da Baixada Fluminense.
Magé e Guapimirim estão entre os destaques nas comemorações que reúnem fies fervorosos do Santo Guerreiro. Comemorado neste 23 de abril, São Jorge é identificado por “Ogum,” através do sincretismo religioso, e reverenciado nos quatro cantos do Brasil e no Estado do Rio de Janeiro, desde 2008, quando foi instituído o dia do ‘Santo Guerreiro.’
Em Guapimirim, a Missa da Alvorada abriu o festejo na Igreja Católica de São Jorge do Centro da cidade e reuniu grande uma grande concentração de fieis que compareceram ao evento, com presença marcante de policiais da 2ª CIA do 34ªBPM de Magé. São Jorge é também Patrono da Polícia Militar.
Em todos os distritos de Magé haverão as tradicionais cavalgadas e feijoadas, churrascos e festas. Na praia de Mauá, a população prepara a saída dos cavaleiros na praia de Olaria. No centro do 1º distrito as igrejas se preparam para maratona de missas em homenagem a São Jorge, em Fragoso o ponto alto dos festejos será marcado pela tradicional cavalgada do Rancho do Renatinho, que há 23 anos reúne várias comunidades e gente de todo Estado. Música ao vivo com direito a praça de alimentação e variadas atividades são um bom programa de sabadão para quem quer curtir o dia descontraidamente.
Sua braveza e coragem sempre foram sua marca mais forte. Estas virtudes levaram Jorge a altos cargos dentro do exército Romano ainda muito jovem. A oração de São Jorge é para todos aqueles que pedem braveza e coragem para superar todos os obstáculos em suas vidas.
Um servo fiel a Jesus Cristo, sempre defendeu sua fé com unhas e dentes. Sofreu torturas do Império Romano, e mesmo debaixo de muita dor e sofrimento, sempre que indagado dizia ser adorador de Cristo acima de todas as coisas.
Sua fé era tão grande no Senhor que muitas pessoas vendo tamanha devoção passaram a crer em Jesus. Viam no jovem guerreiro a coragem e fidelidade ao Deus que o Império negava.
Sem conseguir êxito nas torturas o Imperador Diocleciano decidiu acabar com a vida de São Jorge, pois o rapaz de 23 anos não se rendia e não negava a Deus de jeito nenhum. No dia 23 de abril do ano de 303, faleceu o mais valente e fiel de todos os cervos de Jesus. Então, o Dia do Santo Guerreiro tornou-se este: 23 de abril.
Mesmo após sua morte, centenas de pessoas passaram a ter fé em Cristo, começaram a orar e rezar sempre que precisavam de força para vencer qualquer obstáculo em suas vidas, está força foi levada para os campos de batalha, mais precisamente as Cruzadas, levando a fé e pregação para o ocidente.
Oração de São Jorge – O Santo Guerreiro