Projetos foram aprovados em uma semana e permitem terceirização de saneamento básico, estacionamento rotativo, administração de cemitérios e iluminação pública.
A Câmara de Teresópolis, Região Serrana do Rio, aprovou em uma semana os projetos de lei que permitem a terceirização de serviços de saneamento básico, estacionamento rotativo, administração de nove cemitérios e iluminação pública. Com isso, a prefeitura conseguiu autorização para abrir licitações para que empresas assumam as atividades.
Segundo o prefeito de Teresópolis, Mário Tricano, estão sendo feitos estudos e os processos de licitação deverão ser abertos ainda neste ano. Ele defende que as terceirizações vão gerar empregos e recursos para o município, como o tratamento de esgoto, que a cidade ainda não tem.
De acordo com Tricano, desde 2016, ele vem tentando aprovar o pacote, mas só conseguiu agora com votos de 11 vereadores contra 1.
O vereador Maurício Lopes foi o único a votar contra as terceirizações. Ele disse que elas não foram discutidas com a sociedade civil.
Sindicato dos Trabalhadores em saneamento busca medidas legais para impedir que trabalho da Cedae seja interrompido
O Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento informa que vai buscar medidas legais para impedir que o serviço da Cedae, que está na cidade há 27 anos e abastece com água 75% da população, seja interrompido. A empresa tem 250 funcionários, que temem agora ficar sem emprego.
Segundo o sindicato, a Cedae não cobra da prefeitura a conta de água dos prédios públicos, o que gera uma economia de R$ 300 mil por mês.