BUSTO DE MARIA CONGA É VANDALIZADO EM MAGÉ

Maria Conga, uma figura central na história de Magé.

O busto de Maria Conga, líder quilombola histórica de Magé, foi alvo de mais um ataque. No Dia da Consciência Negra, a placa que narrava a trajetória da guerreira foi arrancada, em um ato que tenta apagar a memória e a importância dessa figura emblemática. Este é o segundo ataque registrado: em 2023, o monumento foi vandalizado com uma suástica, símbolo do nazismo. O deputado Vinicius Cozzolino usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para expressar repúdio ao ocorrido.

 O ataque não foi por acaso: é um gesto inaceitável que busca silenciar a relevância histórica de Maria Conga. Quero reafirmar que a placa será recolocada e que as providências já estão sendo tomadas pelo município,” declarou Vinicius, primo do prefeito Renato Cozzolino.

Maria Conga, uma figura central na história de Magé e símbolo de resistência negra, nasceu em 1792, filha de um rei africano. Foi trazida ao Brasil em um navio negreiro e, aos 18 anos, foi vendida a um senhor de engenho de Magé. Aos 35 anos, conquistou a liberdade e fundou o Quilombo Maria Conga, que ofereceu refúgio e proteção aos escravizados em fuga.

Em 2023, no início de sua legislatura, Vinicius Cozzolino apresentou e aprovou uma moção de repúdio contra o vandalismo anterior ao busto, reforçando seu compromisso com a preservação da memória de Maria Conga e o combate ao racismo.

“A luta pela igualdade e contra o racismo é diária. Este monumento representa a história de uma mulher que lutou pela liberdade e dignidade do povo negro, e ataques como este são uma afronta não apenas à memória de Maria Conga, mas a todos que defendem a justiça e os direitos humanos. Vamos continuar firmes em proteger sua história e legado,” enfatizou o deputado.

Além disso, verifique

GUAPIMIRIM REFORÇA LIDERANÇA COMO CIDADE MAIS SEGURA DA BAIXADA COM NOVA “PATRULHA DA MADRUGADA”

Gestão Marina Rocha amplia investimentos em ordem pública, proteção social e preservação ambiental, consolidando índices …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *