Segundo a CET-Rio, a velocidade média nas vias com faixa olímpica durante o pico da manhã foi de 20,3km/h.
Mesmo depois dos mais de cem quilômetros de congestionamento provocados, nesta segunda-feira, na cidade pelas faixas exclusivas da Olimpíada, a Prefeitura do Rio afirmou que não vai implementar mudanças no tráfego, por enquanto. Caberá ao carioca se adaptar à realidade, que vai durar até o dia 22.
Para ajudar nessa empreitada, reportagem verificou, pelo histórico do site Google Maps, quanto tempo os motoristas levaram ontem para percorrer alguns trajetos e quais foram as rotas menos impactadas (confira abaixo). Com base nessas informações, é possível avaliar qual o melhor caminho nesta terça e nos próximos dias.
Segundo a CET-Rio, a velocidade média nas vias com faixa olímpica durante o pico da manhã foi de 20,3km/h, uma melhora de 8% em relação aos 18,3km/h nos últimos meses. Mas a Linha Amarela ficou 52% mais lenta, passando de 26km/h para 12km/h; e na Av. das Américas os carros andaram 26% mais devagar: de 15km/h para 11 km/h. Diretor de Operações da CET-Rio, Joaquim Dinis admitiu falha na divulgação de como as mudanças afetariam o trânsito:
— O que a gente percebeu é que, talvez, não tenhamos conseguido transmitir à população a mensagem do impacto que essas faixas iriam criar.
Segundo ele, possíveis mudanças vão depender de como o tráfego ficará nesta terça-feira.