Magé, Guapimirim e região livre de pedágio.
O grito dos Inconfidentes anunciado no Brasil do final do século XVIII, LIBERTAS QUÆ SERA TAMEN. (muitas vezes traduzido como “Liberdade ainda que tardia” ), tomou conta das redes sociais da cidade de Magé, desta vez o anuncio foi dado pelo prefeito Rafael Tubarão, o fim da concessão da Rodovia BR 116, que ao longo de décadas emperrou o desenvolvimento da cidade, finalmente se concretizará.
A concessão composta pelos grupos (Queiroz Galvão, OAS e Carioca Engenharia), denominada CRT- Concessionária Rio Teresópolis, atua desde dos anos 80. Em 1995 foi a licitação federal abriu a concessão que permitiu a exploração por 25 anos, tendo seu início em março de 1996 até março de 2021. Durante o período contratual com o governo federal, a CRT implantou inúmeras praças de pedágio na cidade, criando um curral as margens da rodovia, impedindo o direito constitucional de ir e vir dos cidadãos mageenses que ao longo dos anos ficou refém da Empresa, impedindo inclusive o desenvolvimento da região.
O trecho de 142 quilômetros da BR 116 do entroncamento com a BR 040 até Além Paraíba (MG), na divisa do Rio com Minas Gerais, passando por Teresópolis (RJ), que termina em 21 de novembro de 2021.
A notícia do fim do contrato com término em 2021, foi comemorada de forma coletiva pelos cidadãos:
“Uma luta de muitos anos da nossa população. Desde o meu primeiro mandato, temos batalhado junto com a população para retirada desse transtorno em nossa cidade. Agradecemos ao Ministro dos Transportes Tarcísio Freitas que, junto com Presidente da Câmara dos deputados Rodrigo Maia, anunciaram o fim do pedágio em Magé e também ao nosso prefeito Rafael Tubarão que sempre esteve junto nessa luta. Essa é uma vitória de todos os mageenses.”
Membros do parlamento municipal, se manifestaram através das redes sociais:
O presidente da Câmara Municipal, vereador Rogério do Valle comemorou o anunciado.

Leonardo da Villa, vereador que foi funcionário da Empresa CRT, se manifestou com empolgação: “Magé se liberta depois de 25 anos de um pedágio abusivo e que sitiou o nosso município.“

O prefeito da cidade, Rafael Tubarão, dividiu a vitória com a população e todos os políticos que lutaram em prol da saída e fim da concessão, destacando que “mostrando que juntos somos mais fortes e podemos fazer a diferença,” comprovando que a aliança com o legislativo da cidade, de mão dadas com o executivo, viabiliza as soluções almejadas pelos munícipes.



Muitos foram os mageenses que se mobilizaram para retirar dos domínios da cidade a exploração do pedágio, que feriu além do desenvolvimento a dignidade e cidadania dos mageenses, promovendo injustiça social e subtraindo direitos assegurados pela constituição do país. A Luta continua, todavia agora, com uma luz ao fim do túnel.

Antonio Alexandre, Magé Online.com
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
