Fiéis tiveram de acompanhar o festejo pelas redes sociais.

Por causa das medidas de distanciamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus, o Dia de São Jorge, comemorado hoje (23), não pôde ter a tradicional festa que reúne milhares de fiéis no Rio de Janeiro.
Este ano, a chamada Alvorada de São Jorge foi mantida no mesmo horário, às 5h, mas não foi acompanhada pela multidão. Os fiéis tiveram de acompanhar o festejo pelas redes sociais. A programação pela internet também inclui a celebração de missas, mas sem os fiéis. Foram realizadas missas às 5h, às 10h e às 15h. A última celebração do dia está marcada para as 18h.
São Jorge não é o padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, posto que é preenchido por São Sebastião.
Mas foi devido ao seu apelo popular que, em 2001, a Câmara dos Vereadores declarou o dia 23 de abril feriado municipal. Em 2008, foi a vez de a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovar projeto de lei convertendo a data em feriado estadual.
Já em maio do ano passado, o governador Wilson Witzel sancionou lei declarando São Jorge – juntamente com São Sebastião – padroeiro do estado do Rio de Janeiro.
Fiéis pedem por saúde
Durante a celebração na Igreja da Matriz, o padre Dirceu Rigo trouxe uma palavra de ânimo para o momento de pandemia. ‘Não percam a esperança. Se São Jorge venceu o dragão, vocês também vão vencer. E quais são os dragões que querem nos vencer hoje? É esta pandemia que estamos vivendo, esta violência. Vamos ter fé, coragem e esperança que com Deus, por intermédio de São Jorge, vamos conseguir vencer’, disse o religioso.
Nesta sexta-feira (23), dia de São Jorge, o cenário será diferente. Para evitar aglomerações, a igreja estará fechadas ao público. Os fiéis poderão acompanhar as celebrações pelas redes sociais da paróquia ou pelo canal católico Rede Vida.

Salve São Jorge!

RedeTV+ Notícias
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
