Ínicio / Destaque / Mapa de Classificação de risco covid-19 coloca Magé e Guapimirim com Bandeira de Alto Risco

Mapa de Classificação de risco covid-19 coloca Magé e Guapimirim com Bandeira de Alto Risco

Mapa de covid do Rio mostra cinco regiões do estado na bandeira roxa

A 24ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 mostra que a situação da pandemia se encontra em risco muito alto (roxo) no Estado do Rio de Janeiro. As regiões Litorânea, Centro Sul, Médio Paraíba, Metropolitana I e Norte estão classificadas com risco muito alto (bandeira roxa); as regiões Metropolitana II, Serrana, Noroeste e Baía de Ilha Grande estão classificadas com risco alto (bandeira vermelha), conforme mapa de risco da Covid-19.

Cada bandeira representa um nível de risco: roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

Os municípios que integram a Metropolitana I , são compostas  por 18 municípios, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Mesquita e Tanguá.

Magé e Guapimirim, segundo levantamento da Secretaria de Saúde do Estado, estão classificadas com risco muito alto de contaminação, bandeira Roxa

No mapa acima, Magé e Guapimirim estão classificadas como Região Serrana, que segundo a secretaria de Saúde, seria de Risco Alto, Bandeira Vermelha. Todavia, vale ressaltar que nos dois casos, se as cidades tem classificações duvidosas, são alarmantes diante do quadro estabelecido.

Na comparação do período analisado, o Rio de Janeiro apresentou um aumento no número de óbitos (29%) e também de casos de internações por síndrome respiratória aguda grave (26%). As taxas de ocupação de leitos do estado, na sexta-feira (02.04), estão em 90% para UTI, e em 80,7% para enfermaria. Os resultados dos indicadores auxiliam na tomada de decisão dos gestores públicos, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.

Magé já aplicou 24.882 doses da vacina contra a Covid-19 e segue avançando no calendário de vacinação. Na próxima segunda-feira (5) a vacinação será ampliada com a primeira dose para idosos a partir de 70 anos. Já em Guapimirim o último anúncio de vacinação data de 31 de março. Confira os locais e datas por faixa etária das cidades:

Em postagens nas redes sociais, Renato Cozzolino, prefeito da cidade de Magé anunciou a intenção de comprar 50 mil doses da vacina Russa, Sputnik V, o imunizante ainda não tem autorização da Anvisa para aplicação no Brasil. A Câmara Municipal de Magé, através de um projeto de lei de autoria do vereador Álvaro Alencar (PT), deverá ser votado está semana, autorizando o município a comprar imunizantes.

Decretos dos prefeitos de Magé e Guapimirim, continuam em vigor com restrições em combate a pandemia e cabe aos munícipes respeitar as regras impostas para evitar a disseminação do vírus e contribuir para evitar colapsos nas redes municipais de saúde.

Até as 9h desta sexta-feira (02.04), o estado registrava 1.228.026 de pessoas vacinadas com a primeira dose e 360.678 com a segunda.

Antonio Alexandre, RedeTV+ Notícias 

 

 

 

 

Além disso, verifique

MORRE WASHINGTON OLIVETTO, PUBLICITÁRIO DO PRIMEIRO SUTIÃ

Um dos maiores nomes da área e criador de campanhas icônicas, publicitário faleceu na tarde ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *