Cidade vive momento de apreensão e pode determinar lockdown.
Apesar dos inúmeros apelos do prefeito Rafael Tubarão, via redes sociais, números crescentes nas estatísticas do município de contaminação pela covid-19, a população tem se comportado de forma inadequada a doença que tem efeito avassalador a saúde pública, causando mortes e sofrimento as famílias.
As desconsiderações dos decretos, apelos das autoridades e descasos da população são registrados em todos os distritos da cidade. Bares com música até altas horas, descumprindo inclusive horários de silêncio, “sem máscaras” ou qualquer cuidado com iniciativas preventivas, mageenses demonstram não entender a gravidade da doença.
Mauá – Sábado a noite
Nos distritos de Suruí e Praia de Mauá (Guia de Pacobaíba), carros de som parados nas ruas e orla das prais, incrementam a disseminação do vírus. A fiscalização nas ruas não são suficientes e em contato com a Ordem Pública neste sábado a noite, o plantão do SEMOP, responde aos reclamantes “que estão fazendo o possível para atender aos chamados.” Declarou um atendente via zap.
A Imprensa a serviço da fiscalização
A reportagem do Magé/Online.com, registrou a movimentação na Orla da Praia de Mauá, onde barres estenderam mesas nas areas das prais, com grande concentração de pessoas, sem qualquer cuidado com as normas de prevenção. O centro de Tratamento especializado ao covid-19, se prepara para aumentar o número de pacientes contaminados pela doença, todavia, se continuar o descaso da população poderá haver estrangulamento da rede de saúde no município.
Flexibilização
A situação que estamos vivendo hoje é sem precedentes, o que nos torna pouco conscientes das melhores maneiras de lidar com ela. Precisamos utilizar a informação como meio de nos mantermos saudáveis e de oferecer maior segurança às pessoas à nossa volta. As medidas de isolamento social apresentam alto potencial de redução de mortes por Covid-19. Em 29 estudos dos Institutos de saúde pública, o isolamento é capaz de reduzir de 31 a 63% das mortes. Uma das principais medidas a serem tomadas é a continuidade dos hábitos de higienização e distanciamento social adquiridos durante o período de isolamento. Apesar da flexibilização autorizada pelos governos de diversos estados brasileiros, o mais aconselhável é que todos que puderem se mantenham em isolamento.
50% dos leitos do Centro de Covid-19 ocupados
Magé já tem 50% dos leitos do Centro de Covid-19 ocupados, são muitos pacientes jovens contaminados que estão desenvolvendo a forma grave da doença.
A Prefeitura anunciou o reforço nas barreiras sanitárias e é preciso a colaboração de todos para conter essa nova onda de casos da Covid-19 em nossa cidade.
A prefeitura firma parceria com o 34º BPM de Magé
O secretário de Ordem Pública, Everson Moraes, afirma que a SEMOP tem recebido muitas denúncias através do WhatsApp, pelas páginas oficiais da Prefeitura e também pelo site. Nesta semana, SEMOP firmou uma parceria com o 34º Batalhão de Polícia Militar com o objetivo de fiscalizar eventos no município. A prefeitura firmou parceria com o batalhão, porque quanto mais ajuda tivermos, mais fiscalizações conseguiremos realizar”, afirmou o secretário .
A SEMOP atende a denúncias de estabelecimentos e pessoas que não estão seguindo o Decreto Municipal, através do WhatsApp, nos números (21) 98914-0073 e (21) 98473-7710. “É importante que a população continue denunciando essas aglomerações, estamos aqui para atender a todos. Sabemos que as demandas são muito grandes, mas as denúncias servem para nos levar ao lugar certo”, declarou o secretário.
As medidas de proteção têm dois olhares: o olhar da saúde individual, para nos protegermos e protegermos os nossos familiares, através de medidas preventivas de higienização pessoal, por exemplo. E o olhar da saúde pública que é, por exemplo, esse momento de restrição que vivemos hoje no país, com o fechamento de comércios e estabelecimentos, além do confinamento da população em suas casas. Toda essa movimentação que está sendo feita tem o intuito do olhar da saúde pública, em uma tentativa de diminuir o número de casos para que possamos oferecer uma assistência adequada aos pacientes que chegarão em grande número aos nossos sistemas público e privado de saúde.
Infelizmente, a lição da prevenção só é assistida pela população quando a sociedade é vitimada com a perda de entes familiares, amigos ou conhecimento de um membro da comunidade onde vive, faleceu em decorrência de coronavírus.
Magé/Online.com – Saúde Pública