Debate na cidade sobre candidatura do Deputado Federal, antecipa discussões nos bastidores da política mageense.
Em 2020 os eleitores escolherão através do voto e dentro de seus próprios municípios, um prefeito e um vice-prefeito, assim como os vereadores que vão integrar as Câmaras Legislativas Municipais. Parece distante a próxima festa da democracia para a escolha de um representante para prefeito, todavia em Magé, a eleição, é logo ali.
Publicidade

Reuniões sucessivas de uma frente política partidária no município mageense, antecipam conversas entre lideranças de partidos e representantes comunitários, em torno da candidatura do Deputado Federal na cidade.
Dia de Reis
Gutemberg, Rosenverg e Washington Reis
Gutemberg Reis, irmão do atual prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis de Oliveira, parece estar disposto a estender o domínio político na região fluminense. Apontamentos de agendas com lideranças políticas na cidade tem sido frequentes e já estão sendo comentadas nos bastidores políticos.
Um breve histórico da família que se consagrou na política no município, no estado e no país.
Washington Reis de Oliveira, precursor da iniciativa representativa da família na política, foi deputado Federal e prefeito de Duque de Caxias, cidade da Baixada Fluminense onde teve início a base eleitoral dos Reis. Polêmico, todavia hábil, Washington figura na política regional ganhando popularidade durante sua atuação como prefeito e principalmente como deputado federal em Brasília. Durante seu mandato como parlamentar na Câmara Federal, se destacou como representante do PMDB, em causas relevantes em defesa de políticas voltadas para baixada fluminense.
O sucesso na política foi estendida no último pelito eleitoral, quando possibilitou a ascensão de seus irmãos ao poder. Rosenverg Reis, se torna deputado estadual e Gutemberg Reis, Deputado Federal, ambos com significativa votação nas urnas do estado. Filiados ao atual MDB, uma possível candidatura de Gutemberg na disputa do executivo mageense, pode complicar a vida de outros políticos da cidade.

O MDB em xeque em Magé
Com a possibilidade de candidatura de Rosemberg Reis, na eleição majoritária de Magé, algumas medidas terão que ser ajustadas. Primeiramente estará em xeque duas representatividades do partido no município:
Ernani da Silva, presidente do partido MDB, permanecerá a frente da agremiação?
Rogério do Valle, atual presidente da Câmara Municipal e postulante ao cargo de prefeito pelo partido em Magé, abandonaria a sigla para migrar para outro partido?
Quanto a situação de outros membros do MDB, Vereadores Domingues, Leandro Rodrigues, Silmar Braga, (todos com mandato), e Eliane Sepúlveda (sem mandato), permaneceriam no partido em apoio a Gutemberg?
São questões pontuais que teriam que ser resolvidas ao longo do processo.
No jogo de tabuleiro, estar em xeque, é apenas uma situação momentânea, no jogo político, pode representar uma transformação significativa, todavia ainda a se resolver.
Os ensaios acima, são algumas das possibilidades que causariam certos incômodos no processo político da cidade, outros desdobramentos de possibilidades entrariam no jogo, Renato Cozzolino (PRP), Vandro Família (SDD), a possível candidatura de Zé Augusto Nalin (DEM), Boneco ( PSDB), e do presidente do legislativo, Rogério do Valle (MDB), possivelmente dividiria a escolha de um representante ao comando do Palácio Anchieta, com a chegada de Gutemberg Reis.
Alertamos que todas essas possibilidades são especulativas, exceto, a mobilização dos Caxienses em reuniões sistemáticas na cidade.
E o atual governo municipal, sai de cena no próximo pleito?
Apesar dos esforços da atual gestão, com anúncios de obras, implementação de políticas públicas, o governo ainda não definiu um nome para sucessão do atual prefeito Rafael Tubarão (PPS), que até a presente data, defende sua participação no pleito majoritário, o que divide opiniões, já que Tubarão exerce o segundo mandato de prefeito, o que impossibilitaria o atual gestor a participação nas próximas eleições, segundo regras eleitorais.
Seria improvável a não participação do governo nas eleições, todavia até o final desta matéria, nenhuma definição fora cogitada em apontamento em torno de um nome para representar a atual gestão do executivo no pleito de 2020.
Especulações a parte, o que temos de evidências, são mesmo as reuniões dos “Reis”, em buscas de adesões na cidade.
Por falar em “Reis”
O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de “alguns magos do oriente” (Mateus 2:1) que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como “Noite de Reis“.
Estamos de olho e a qualquer momento, retornaremos com mais notícias sobre os acontecimentos políticos na linda Magé, terra que cheira política em todas as esquinas, até quem vem de fora, sente os “areis”*.
*Areis: significado Dicionário inFormal, Que prepara a terra para o plantio.

Antonio Alexandre, Magé|Online.com
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
