Rio em Estágio de Atenção com chuva forte; queda de raio em Ramos atinge circulação de trens

Raio perto da Estação de Ramos afeta circulação do ramal Gramacho/Saracuruna, diz Supervia.

O Rio entrou em Estágio de Atenção devido a forte chuva . Segundo a prefeitura, a previsão é de pancadas moderadas a fortes nas próximas horas. A Defesa Civil também emitiu alerta para ventos e também há previsão de raios e trovoadas.

PUBLICIDADE

Sirenes de alerta acionadas

As sirenes de alerta de temporal foram acionadas em comunidades da Zona Sul e Zona Oeste devido ao temporal.

Na Zona Sul, o alerta atingiu as comunidades da Babilônia, Chapéu Mangueira e Tabajaras. As sirenes localizadas na comunidade de Rio das Pedras também foram acionadas.

A orientação é para que os moradores se dirijam para os pontos de apoio. Os representantes das comunidades estão sendo contactados pela Defesa Civil para verificação de eventuais ocorrências nessas localidades. Até às 18h45 não havia registro de vítimas em decorrência da chuva na cidade, segundo a Defesa Civil.

Ventania


A chuva forte no Grande Rio também veio acompanhada de fortes rajadas de vento em várias regiões. A mais forte foi na Base Aérea de Santa Cruz com uma rajada de 91 km/h por volta das 18h. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou uma rajada de 56 km/h na Vila Militar . Também ventou forte no Aeroporto Santos Dumont e na Marambaia.

Transtornos em várias regiões

Chove forte em bairros da Zona Norte, Zona Sul e Região Central da cidade. Houve queda de árvores, formação de bolsões d’água e ruas ficaram alagadas em poucas horas de chuva.

Na Zona Sul, Botafogo foi um dos bairro mais afetados com a chuva forte. As ruas da comunidade Santa Marta se transformaram em cachoeiras. Turistas que faziam passeio guiado na comunidade foram surpreendidos pelo temporal. Moradores também relatam falta de luz em vários pontos da favela.

Em outros pontos do bairro ruas ficaram alagadas e o trânsito foi afetado. Na Rua Voluntários da Pátria, um bolsão d’água se formou na altura da Rua Real Grandeza. Equipes da Prefeitura foram acionadas e trabalham no local.

Na Rua Muniz Barreto, uma árvore caiu na altura da Rua Marques de Olinda interditando uma faixa da via.

Duas árvores caíram em Ipanema. Uma delas na Rua Garcia D’ávila e outra na rua Joana Angélica. Homens da Comlurb trabalhavam no local.

Na Urca, também houve queda de árvore na Rua Marechal Ramon Castilla, na altura do n° 25. A via está parcialmente interditada.

No Jardim Botânico onde uma árvore caiu na Rua Lopes Quintas. A Rua Professor Saldanha, na altura da Rua Jardim Botânico, foi interditada devido a um bolsão d’água.

Segundo o Centro de Operações, a Rua do Catete foi fechada devido ao alagamento. A recomendação é que motoristas procurem outros acessos.

No Centro, áreas do Rio Antigo foram afetadas pelo temporal. A Rua do Lavradio ficou alagada e a região do Estácio registrou bolsões de água .

Na Tijuca, na Zona Norte, bolsões foram registrados na Rua Professor Eurico Rabelo.

Na Zona Oeste da cidade houve registro de chuva muito forte nos bairros de Santa Cruz , Av. Brasil/Mendanha, Sepetiba e Guaratiba. Registros das redes sociais mostram que no Hospital Pedro II a água jorrava pelo teto e lâmpadas alagando uma área da unidade de saúde.

Em Niterói, na Região Metropolitana, ventos e pancadas de chuva forte foram registradas em Icaraí, na Zona Sul da cidade. Ruas ficaram alagadas e o trânsito deu um nó.

Chuva afeta transportes


A Supervia informou que devido à queda de um raio, próximo à estação Ramos, a circulação dos trens do ramal de Gramacho/Saracuruna foi afetada. A operação no trecho é irregular e técnicos trabalham para normalizar a circulação o mais rápido possível, informa a Supervia.

Em outros ramais, por conta das chuvas, os trens podem precisar aguardar ordem de circulação, por medida de segurança.

Segundo a concessionária, os trens do ramal Saracuruna circulam por apenas uma linha no trecho entre Manguinhos e Duque de Caxias. Os passageiros estão sendo informados pelo sistema de áudio dos trens e estações.

Baixada Fluminense

Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ruas do bairro Boa Esperança, ficaram alagadas.

Os moradores de Nova Iguaçu relataram que a chuva durou cerca de 10 minutos e foi suficiente para causar transtornos.

Segundo o Centro de Operações da prefeitura do Rio, a chuva já atingiu bairros da Zona Norte, como Realengo, Bonsucesso, Méier, Penha, Ilha do Governador.

Fonte: Portal G1

Além disso, verifique

MARINHA EMITE ALERTA DE RESSACA PARA TODO O LITORAL DO RIO DE JANEIRO

Ondas podem chegar a 3 metros; navegação e atividades costeiras exigem atenção redobrada. A Marinha …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *