Ínicio / Variedade / Caxias vai ganhar 500 novas câmeras e prefeito promete 80 viaturas para PM

Caxias vai ganhar 500 novas câmeras e prefeito promete 80 viaturas para PM

A área que registrou a segunda maior quantidade total de roubos em 2017 foi a da 59ª DP (Duque de Caxias), com 9.792 crimes.

Cidade com um dos maiores índices de roubos e homicídios nos últimos anos, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, vai receber R$ 20 milhões em investimentos na área de Segurança Pública. O recurso é parte dos R$ 100 milhões que o prefeito Washington Reis (MDB) pretende pegar de empréstimo o projeto que autoriza a contratação do valor pelo Executivo foi aprovado, no último dia 13, na Câmara de Vereadores. Reis anunciou o projeto Cidade Inteligente, que prevê, entre outras ações e iniciativas, a ampliação da atual central de monitoramento da cidade.

São mais 500 câmeras de monitoramento. Nós pretendemos colocar este sistema à disposição do Exército e da Segurança Pública. Até os sinais estarão integrados prometeu o prefeito.

A central tem 19 câmeras, e, segundo o prefeito, outras 20 estão sendo instaladas. Os equipamentos serão espalhados por toda a cidade e poderão ajudar a polícia a multar, localizar veículos roubados e ajudar a solucionar e evitar crimes.

Outra medida do governo está sendo a reurbanização de comunidades. A primeira delas foi a Teixeira Mendes, no bairro Vila Sarapuí. A próxima será Favela Beira-Mar, e, em seguida, a Favela do Lixão, que fica no Centro e dá acesso à Linha Vermelha.

A desfavelização acaba com o beco e a trincheira do tráfico de drogas. Na Teixeira Mendes, removemos um quilômetro e 700 metros. Cerca de mil famílias foram para apartamentos ou receberam indenização.

A ideia, segundo o projeto, é construir moradias e áreas públicas com infraestrutura. O plano do município para a Segurança Pública também prevê parceria com a Polícia Militar. O prefeito disse que vai comprar 80 novas viaturas para o 15º BPM (Caxias) dentro de 60 dias.

O que nós podemos pedir à Polícia Militar é o aumento do efetivo. Temos 650 atualmente. Se tivermos mais 500, seria o ideal.

Centro à disposição dos outros

A área que registrou a segunda maior quantidade total de roubos em 2017 foi a da 59ª DP (Duque de Caxias), com 9.792 crimes. A área perdeu apenas para a da 64ª DP (Meriti).

Anunciado no ano passado, o Consórcio Integrado de Gestão e Monitoramento da Segurança Pública da Baixada ainda não avançou. O prefeito Washington Reis disse que vai colocar o seu centro de monitoramento de câmeras à disposição de outras cidades.

E o Ministério Público Federal (MPF) promove nesta terça-feira, às 10h, audiência pública em São João de Meriti, para debater com autoridades públicas, entidades particulares, movimentos sociais e demais cidades “a intervenção federal e a Baixada Fluminense”.

A audiência pública será realizada no auditório da Procuradoria da República em São João de Meriti, na Avenida Automóvel Clube 2435  Vilar dos Teles. O resultado da audiência fará parte do inquérito civil público instaurado para acompanhar a intervenção.

Fonte: Jornal Extra

Além disso, verifique

STF PERMITE QUE ANTHONY GAROTINHO DISPUTE VAGA DE VEREADOR NO RIO

Ex-governador foi condenado no âmbito da Operação Chequinho. O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *