Ínicio / Últimas Notícias / Reserva ambiental no RJ ajuda no abastecimento de reservatório

Reserva ambiental no RJ ajuda no abastecimento de reservatório

Mata atlântica na reserva do Tinguá faz parte do ciclo natural da água.

screen-08.25.04[09.11.2015]

Após a chuva dos últimos dias, a represa de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, voltou a ficar cheia. Mesmo durante a estiagem, o nível de água no local quase não foi afetado. O segredo foi uma joia da mata atlântica: a reserva biológica do Tinguá. O fornecimento de água quase não foi prejudicado.

Na reserva, a companhia de abastecimento tem 32 estações de captação de água, que abastecem um reservatório. Com o funcionamento normal, a vazão para captação é de 520 litros por segundo. Durante a crise hídrica, o número já foi reduzido para 170 litros por segundo, quase um terço da vazão atual.

Durante a crise, alguns bairros de Nova Iguaçu ficaram sem água. Mas a Cedae afirma que a preservação da vegetação nativa ajudou a diminuir a seca na represa. A mata atlântica é fundamental no ciclo das águas. Ela protege a cobertura do solo para não ser ressecado pelo sol e libera, como uma esponja, a água retida.

“A água cai da chuva, infiltra pelo solo, abastece os rios normais, abastece os rios subterrâneos e chega ao mar”, explica Flávio Silva, o chefe da Reserva Biológica do Tinguá.

A partir daí, o ciclo segue. Os raios solares fazem a água do mar evaporar, formam-se nuvens e chove de novo.

A represa é responsável pelo abastecimento de 92 mil pessoas em Nova Iguaçu. Para especialistas, a reserva ambiental é uma joia, porque a água é de boa qualidade e a floresta é preservada.

MGT
Fonte: G1

Além disso, verifique

PRESO FOGE DE DELEGACIA PELO BURACO DO AR-CONDICIONADO EM NITERÓI

Polícia Civil abre sindicância para apurar o caso. A Polícia Civil abriu uma sindicância para ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *