Moradores comemoram finalização das obras abandonadas por muitos anos.
A obra da Estação de Tratamento de Esgoto da Lagoa foi retomada e finalizada durante esta gestão. O trabalho foi realizado em conjunto com as secretarias municipais, técnicos ambientais, engenheiros e moradores da comunidade.
Segundo o superintendente da Funasa, Carlos Vaz, órgão competente de implementação da obra, o empenho de esforços das autoridades do município, que contou com atenção do deputado Zé Augusto Nalin e do prefeito Rafael Tubarão, vereadores e comunidade, foi possível retomar as obras que com muito entusiamo pela atual gestão foi entregue a comunidade.
Segundo o parlamentar Zé Augusto Nalin, “não basta a oratória e discursos, é preciso arregaçar as mangas e lutar para implementar obras necessárias a população. Temos obras inacabadas no município, o que pretendemos é concluir essas pendências e seguir no planejamento de novas propostas de transformação da cidade.” Declarou Nalin.
O prefeito Rafael Tubarão, salientou a importância de conclusão da obra, destacando que cada centavo investido no melhoramento de serviços a população, agrega além do conforto dos munícipes, melhora na qualidade de vida e principalmente na saúde. “Obras como a Estação de Tratamento de Esgoto, incinde diretamente na saúde da população, diminuindo as incidências de enfermidades, colaborando para que as unidades de saúde diminuam atendimentos de casos relacionados a doenças causadas por falta de saneamento.” Enfatizou o prefeito.
Para o Vice-prefeito da cidade, Vandro Família, a união de políticos verdadeiramente empenhados no desenvolvimento da cidade, foi possível implementar a conclusão da obra. Segundo Vandro, “o exemplo vem da união e vontade desses políticos empenhados em avançar com melhorias para a população, se há crise, trabalhamos dobrado e com inteligência, discutimos os problemas e procuramos caminhos para viabilizá-los.” Comentou o vice-prefeito.
Próximos passos:
Nesta semana, a comitiva da gestão municipal de Magé esteve em Brasília para discutir a retomada das obras na Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro Maria Conga.
Representando o município, o prefeito Rafael Tubarão, o secretário de Habitação e Urbanismo Marcos Peçanha (Sabiá) e o procurador geral Paulo Mello, se reuniram com a equipe da Caixa Econômica Federal (CEF): Henrique Marra, superintendente habitacional; Ítalo Pongeluppi, gerente executivo; Cristiano Medeiros, superintendente executivo e José Plínio de Oliveira Neto, gerente de governo da instituição financeira no estado do Rio de Janeiro.
“Conseguimos, através do esforço conjunto, negociar a liberação dos recursos para a conclusão da estação de tratamento em Magé, que vai ajudar na questão do abastecimento de água. É mais uma conquista para nossa cidade. Agora vamos aguardar a Secretaria Estadual de Obras que vai conduzir os trâmites administrativo necessários para retomar o andamento dessa importante construção”, comemora o prefeito.
A ETA Maria Conga é uma estação de quatro módulos independentes, projetada para tratar 330 litros de água por segundo. Estará ligada ao reservatório principal que terá capacidade de 5 milhões de litros de água e aos outros dois reservatórios de Suruí e Mauá.
Projetos em Andamento:
Recebida pelo presidente em exercício, Rodrigo Maia, a comissão formada pelo prefeito Rafael Tubarão, o procurador Paulo Mello, o secretário de Habitação e Urbanismo, Marcos Peçanha (Sabiá), foram à Brasília acompanhados pelo deputado federal Zé Augusto Nalin, que procura todos os meios para viabilizar possibilidades de investimento dos recursos federais no município.
O presidente firmou o compromisso de olhar pelos projetos de Magé e abriu as portas do primeiro escalão de governo para atender as demandas para o desenvolvimento do município.
A cidade encontrou definitivamente o caminho da agenda nacional de desenvolvimento e a cidade avança em direção ao crescimento. Embora na oposição continuam atacando com o velha e sistemática tática do denuncismo desesperado, a cidade avança em trabalho, serviços e desenha com planejamento um futuro melhor para os munícipes, o governo municipal de mãos dadas com iniciativas de representatividade municipal em Brasília, trabalha em prol da cidade, enquanto oposicionistas eleitoreiros dedicam suas frustrações debruçados nas redes sociais, maquinando e reinventando a velha tática da demolição.
Antonio Alexandre, Magé/Online.com