A chuva vai aumentar novamente e volta a cair forte e volumosa, com risco de raios e de rajadas de vento.
A população do estado do Rio de Janeiro, especialmente das Regiões Serranas e da Costa Verde, deve ficar muito atenta às condições do tempo no fim de semana. A chuva vai aumentar novamente e volta a cair forte e volumosa, com risco de raios e de rajadas de vento. O perigo de enchentes, alagamentos e de deslizamento de terra aumenta porque a chuva do fim de semana vai cair sobre o solo que já está encharcado e sobre rios que estão com nível alto.
As áreas de instabilidade se intensificam por quase toda a Região Sudeste do Brasil por causa da passagem de um cavado e de uma área de baixa pressão atmosférica. Além disso, durante o domingo, a passagem de uma frente fria ao largo do litoral de São Paulo vai colaborar para a intensificação da instabilidade.
Estas áreas de instabilidade devem provocar chuva sobre o estado do Rio de Janeiro também em parte da segunda-feira, 5 de dezembro.
O mar volta a ficar muito agitado em parte do litoral da Região Sudeste do Brasil entre o domingo, 4, e a segunda-feira, 5 de dezembro. A agitação marítima será provocada pela passagem de um centro de baixa pressão atmosférica moderada a forte, pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, entre a madrugada do dia 4 e a noite no dia 5 de dezembro. No decorrer do dia 6, terça, a baixa pressão se afasta em alto-mar e agitação marítima enfraquece gradualmente.