Casal de alemães ficou ferido e foi socorrido para uma unidade de saúde.
Um casal de alemães e um grupo de espanhóis foram assaltados em momentos diferentes no início da tarde desta quinta-feira (11) na Estrada das Paineiras, em Santa Teresa, região central do Rio. O casal foi levado para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, com escoriações. Os espanhóis prestaram depoimento na 7ª DP (Santa Teresa). A polícia suspeita que um mesmo grupo de criminosos praticou os assaltos, mas provas ainda são buscadas para comprovar o caso.
Os crimes ocorreram entre 12h20 e 15h. Inicialmente, policiais militares informaram que grupo de alemães era composto por quatro pessoas, mas, depois, foi constatado que o casal foi assaltado e em seguida recebeu auxílio dois compatriotas.
Segundo informações do comando do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), uma das vítimas ficou ferida na mão e a outra na cabeça.
Militares do BPTur afirmaram que um um dos turistas foi levado para o hospital e ficou ferida ao levar coronhadas na mão e na cabeça ao tentar segurar um dos ladrões.
A polícia foi avisada por pedestres sobre o assalto e, quando chegou na Estrada das Paineiras, encontrou os estrangeiros, que contaram terem sido assaltados por quatro homens armados em duas motocicletas.
Já o grupo de espanhóis tinha seis pessoas, que contaram terem sido abordados na Estrada das Paineiras, na altura do Trevo do Mirante Dona Marta. Novamente, os suspeitos seriam quatro homens em duas motos. Uma das vítimas chegou a afirmar na 7ª DP, que os criminosos apontaram armas para eles.
“É um modo de agir bem comum aqui no Rio, mas ainda não temos informações suficientes para saber se são os mesmos criminosos. Já temos uma equipe à disposição dos alemães e, assim que tiverem condições, serão ouvidos”, afirmou o delegado Clemente Braune, da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo.
Segundo o Batalhão de Polícia em Áreas Turísticas (BPTur), no começo deste mês houve um reforço no patrulhamento em todos os pontos turísticos da cidade do Rio. Porém, após o ocorrido, o batalhão informou que vai aprimorar o planejamento estratégico de policiamento, para impedir novos casos como este na região.
Outros casos
Os assaltos desta quinta nas Paineiras não foram os únicos crimes contra estrangeiros desde as vésperas dos jogos.
No dia 27 de julho, três chineses que trabalhavam na delegação de seu país foram assaltados na Rua Cândido Mendes, na Glória, Zona Sul do Rio. Os criminosos levaram cerca de R$ 40 mil reais (R$10 mil e 10 mil doláres). Além da quantia, também foram roubados passaportes e telefones celulares. No mesmo dia, o jornal australiano Sidney Morning destacou em sua edição na internet uma tentativa de assalto sofrido pela equipe de reportagem que está no país. A manchete dizia: “Alto, bronzeado, jovem e com aparência de bandido – um garoto de Ipanema usou uma bolsa para roubar um cinegrafista do Canal 9”.
No dia 1º, dois contêineres com equipamentos de transmissão de duas TVs alemães — ARD e GDF— foram roubados enquanto eram transportados para o Parque Olímpico num caminhão na Avenida Brasil. Eles foram recuperados em Magé, na Baixada Fluminense.
No dia 6, o ministro da Educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, foi assaltado na Orla de Ipanema, como noticiou a emissora portuguesa “RTP”. O ministro teria sido ameaçado com uma faca e teve que entregar o dinheiro e o celular. Um suspeito, identificado como Márcio Luiz Brandão, de 26 anos de idade, foi preso em flagrante.
No dia 11, o ex-nadador e presidente da Federação de Natação de Moscou, Evgeny Korotyshkin, afirmou no Instagram que foi assaltado a caminho de um restaurante nas proximidades da Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.