Lula apoia candidatura de Jandira à prefeitura do Rio

PT e o PCdoB decidiram lançar a deputada comunista à sucessão do prefeito Eduardo Paes.

92c0in491o9922vi8rw2uwkjd

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta segunda-feira no Rio para apoiar a pré-candidatura de deputada Jandira Feghali (PC do B) à sucessão de Eduardo Paes.Ao lado de artistas e cantores, como Beth Carvalho, Lula participou da festa na Fundição Progresso, na Lapa, na noite desta segunda.

O PT e o PCdoB retiraram o apoio à pré-candidatura do ex-secretário Pedro Paulo Carvalho (PMDB), depois que ele votou a favor do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Os dois partidos decidiram, então, lançar Jandira para disputar a Prefeitura do Rio.

Além da deputada, outros oito candidatos já se posicionaram para concorrer nas eleições de 2 de outubro. Assim como Jandira, dois deles são identificados com alas progressistas: o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol) e o deputado federal Alessandro Molon (Rede). Apesar das afinidades ideológicas, eles descartam a possibilidade de formar chapa única para o primeiro turno eleitoral.

Freixo é uma das apostas da esquerda para conquistar a prefeitura carioca. Em 2012, ele obteve 13% dos votos válidos, na eleição vencida em primeiro turno por Eduardo Paes. Deputado federal do PT do Rio mais votado em 2014, Molon deixou a legenda no ano passado, após 18 anos. Ele não tinha apoio petista para disputar a prefeitura, porque o partido estava fechado com o PMDB.

A decisão de Romário de disputar a eleição do Rio embaralhou o cenário político da cidade. Um dos mais afetados é Marcelo Crivella (PRB), que esperava contar com o apoio do ex-jogador. Bispo licenciado da Igreja Universal, o senador do PRB negociou, no início deste ano, sua ida para o PSB de Romário na tentativa de ampliar sua votação para além dos setores evangélicos. A mudança de legenda, no entanto, não se concretizou. Crivella já disputou a Prefeitura do Rio duas vezes, em 2004 e 2008, e chegou ao segundo turno contra o governador Pezão, em 2014.

Também são candidatos o ex-secretário Carlos Osorio, nesta terça-feira no PSDB; o deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSC); e deputado federal Índio da Costa (PSD).

Romário se diz experiente

O senador Romário (PSB) também lançou nesta segunda-feira sua pré-candidatura à Prefeitura do Rio. Senador mais votado das últimas três décadas no Estado do Rio, com 4,6 milhões de votos, o ex-jogador minimizou a falta de experiência, alegada por adversários, para assumir cargo do Poder Executivo.

“Quando me candidatei ao Senado, falaram em falta de experiência. Hoje a gente vê o quadro político e vê que os mais experientes estão indo parar em cana. Posso afirmar que esse tipo de experiência não quero ter e não vou ter”, afirmou Romário, debaixo de aplausos de correligionários que lotaram o auditório do PSB, no Rio.

Segundo ele, a disputa pela prefeitura será uma “luta muito difícil”. “Muita coisa negativa virá à tona sobre minha conduta, mas posso afirmar que não tenho rabo preso com ninguém. Sei que será uma luta muito difícil, mas na minha vida nada nunca foi fácil.”001Fonte: O Dia

Além disso, verifique

GILMAR MENDES RESTRINGE PEDIDOS DE IMPEACHMENT E FIXA NOVAS REGRAS PARA PROCESSAR MINISTROS DO STF

Com a nova diretriz, o ministro busca uniformizar o procedimento e evitar o uso do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *