Até agora, sete pessoas foram presas; um agente do Bope foi baleado.
A Polícia Militar realiza nesta quarta-feira (15) mais uma fase da ‘Operação Torniquete’ nos Complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) tenta cumprir diversos mandados de prisão contra integrantes do Comando Vermelho, ligados ao núcleo financeiro da organização criminosa, os chamados ‘caixinhas’. Pelo menos 14 suspeitos estão na mira dos agentes; sete deles já foram presos. Um dos principais alvos é Edgar de Andrade, de 54 anos, conhecido como ‘Doca’. As investigações apontam que o tráfico movimentou nos últimos meses cerca de R$ 21 milhões. Quatro fuzis foram apreendidos.
Moradores relatam intensa troca de tiros desde o fim da madrugada, quando as equipes começaram a chegar nos endereços mapeados. No confronto com criminosos, três pessoas foram baleadas, entre elas, um PM do Bope que foi atingido no ombro, na comunidade da Fazendinha. O estado de saúde delas não foi divulgado.
A Secretaria de Segurança suspeita que houve vazamento de informações da ação porque quando as equipes chegaram aos pontos de atuação, os criminosos haviam colocado barricadas e espalhado óleo no asfalto em importantes vias da região como a Estrada do Itararé, Avenida Itaóca e Rua Paranhos, para dificultar o acesso das forças de segurança aos pontos mais altos das comunidades alvos dos mandados autorizados pela 1ª Vara Criminal Especializada do Tribunal de Justiça do Rio.
Por questões de segurança, as clínicas da família Zilda Arns e Rodrigo Y Aguilar Roig suspenderam o funcionamento nesta quarta-feira. Seis linhas de ônibus tiveram o itinerário desviado: 312 (Penha-Candelária); 621, 622 e 623 (Penha-Saens Peña); 625 (Olaria-Saens Peña); e 679 (Grotão-Méier).